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terça-feira, 18 de novembro de 2008

24º Encontro 23/10/08



Tema: Ortografia- Refletir sobre normas ortográficas que podem ser compreendidas e memorizadas.

Neste encontro foi realizado:

  • Leitura da história "Um plano de aula do professor" de Sue McFadzen e "Ostra Feliz não faz pérola" de Rubem Alves.
  • A Tutora Adriana ditou quatro frases de palavras que não existem para que os cursistas copiassem as frases ditadas de acordo com seu entendimento (apartir das originais).


1ª frase- Afatiba febo pedabe .

2ª frase- Zambão sarrega o japequinho.

3ª frase- Maria linfo o jamoso peixaral.

4ª frase- U circuchento circujentou a Jamara.

Após a escrita das frases alguns alunos foram até o quadro para escrever a forma como registraram.

O professor Artur Morais explica as regularidade diretas ( em relação a escrita das palavras pelos alunos (troca do f, b, p, d e t) por causa da semelhança dos sons dessas letras.); regularidade contextual ( ensino da grafia sem memorização); regularidade morfológica ( conhecimento gramatical); ocorrencia de irregularidades ou regras arbitrárias ( inexistencia de regras para ensinar o aluno algo de forma precisa, é necessário a memoriazação ou consulta ao dicionário).

Os colegas que participaram desse encontro disseram que foi enriquecedor os estudos das concepções do professor artur Morais.

Mesmo sem ter participado desse encontro, posso perceber por já ter vivenciado a prática em sala de alfabetização que o professor deve agir com muito cuidado ao selecionar os conteúdo a serem trabalhados no período de alfabetização, escolher com cautela as metodologias a serem aplicadas nesse processo, a fim de evitar que o aluno tenha falhas no seu desenvolvimento cognitivo, deve também respeitar as fases em que cada educando se encontra no momento da introdução de cada símbolo linguistica ( letra). Evitando assim os atropelos que vemos muito nas séries seguintes à alfabetização.






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