BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

avaliação





O Castor


Estes animais são conhecidos por sua habilidade natural para construir diques em rios e riachos que são os seus lares — chamados tocas — criando assim uma barreira. A função primordial desta barreira, é deter o fluxo da corrente, a fim de criar uma represa com águas tranquilas onde possam construir sem dificuldades suas tocas.Antes de iniciar a construção de sua toca o castor faz uma avaliação do local, observando os aspecto negativos e o positivos para só então escolher o local adequado e seguro à sua familia. Com frequencia, os castores constroem um dique mais pequeno rio acima para diminuir a força da corrente e assim reduzir a pressão que essa exerce sobre a toca. Costumam dar manutenção a todas as estruturas dos diques com o que pouco a pouco vão aumentando de tamanho. Apesar da grande quantidade de árvores que devastam, os castores não costumam prejudicar o ecossistema em que vivem, pelo contrário, mantêm-no saudável, pois seus diques provêm uma grande quantidade de benefícios; entre outras coisas, estas barreiras propiciam a criação de zonas úmidas, ajudam a controlar inundações e eliminam contaminantes da corrente.
Durante a primavera e o verão encarregam-se de reunir as reservas de madeira que lhes servirão para se alimentar durante seu repouso invernal. Para subsistir no inverno reúnem uma reserva de comida, a qual mantêm submergida no fundo do estanque onde vivem, bem perto de uma das entradas à toca. Costumam colocar os ramos maiores na parte superior e os menores na parte inferior da pilha para impedir que estas últimas sejam arrastadas pela corrente. Quanto mais frio seja o clima no lugar que vivem, mais importante se volta a recolha desta reserva de comida, pois costumam passar praticamente todo o inverno dentro de suas tocas. Além de servir-lhes como fonte de alimento, esta reserva de madeira tem outra função. Já que a superfície do estanque congela-se durante o inverno, os castores permitem que alguns ramos flutuem na água, impedindo que esta se solidifique nessa zona. Desta forma podem sair ao exterior em caso de alguma emergência por exemplo, se esgota a reserva de comida. Continuam coletando alimentos até o final do outono. Durante este lapso também se encarregam de consertar os danos que a toca ou os diques possam ter. Ademais, ao final da cada outono cobrem suas cabanas com lodo fresco, o qual se congela quando diminui a temperatura no inverno e torna-se muito duro, de tal forma que os predadores não podem perturbar seu repouso. Com a chegada do inverno, refugiam-se em sua toca e sobrevivem da reserva que se encarregaram de reunir durante todo o ano. Quando o gelo se rompe na primavera, deixam suas tocas e começam o ciclo de novo.
Nossas escolas encobrem vários professores exatamente igual ao castor. Não são muitos. Mas, bastará alguns para comandar o progresso da educação e deixar os alunos de bem com a sociedade. O professo-castor, quando avalia seus alunos, faz questão de: conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. Realizando assim uma avaliação inicial; constatar o que está sendo aprendido: vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem, ora em relação à todo grupo-classe, ora em relação a um determinado aluno em particular; adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades, tendo em vista os objetivos propostos e julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem: ao término de uma determinada unidade, por exemplo, se faz uma análise e reflexão sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultados apresentados.

À medida que vai desenvolvendo seu trabalho busca sempre alternativas favoráveis ao desempenho dos alunos num todo, colocando os como atores principais no palco do ensino e nos bastidores da aprendizagem provocando aplausos de toda a comunidade, fundamentando-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamentando-se também em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.
Assim agindo, o professor – castor, contribui para o desenvolvimento das capacidades dos alunos, e a avaliação se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino e para o desenvolvimento de seres humanos reflexivo, criticos e ativos, construtores de sua própria história.


Reflexão


Segundo Hoffmann (2000), avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação- reflexão, num acompanhamento permanente do professor e este deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.

Nenhum comentário: