CARGA HORÁRIA: 60
CRONOGRAMA: 02/04 a 02/07/2009
OBJETIVO
- Oportunizar aos professores alfabetizadores das escolas públicas do DF, a ressignificação do conceito de alfabetização e; implementar um processo de aprendizagem de forma lúdica, de acordo com a faixa etária das crianças e sua lógica.
AVALIAÇÃO: Cada cursista pesquisará e confeccionará um jogo para ser apresentado no curso.
Aula de hoje 16/04/09 - 2º encontro
Frase do Dia: " Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser". ( A mélia Hanze)
1º momento:
- Leitura do diário de bordo pela cursista Lindalva (eu);
- Realização da dinâmica das vogais
Finalidade da dinâmica:
- apresentar-se de forma descontraída, desenvolvendo a expressão corpral, a coordenção motora e a atenção.
Descrição:
- a dinâmica consiste na apresentação dos nomes das pessoas por meio de gestos e som verbal;
- com o grupo em círculo, com certa distância em do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo grupo repete o nome em voz alta, em ritmo e realizando gestos com os braços de acordo com as vogais constantes no nome pronunciado ( ou som da vogal que aparecer no nome).
A - Braços abertos
E - Braços cruzados
I - Braço direito levantado
O - Braço a frente, em forma de o
U - Braço para o alto em forma de U.
2º momento
Realizção da atividade:
- utilizando o alfabeto
Descrição:
- o aluno escolhe uma letra do alfabeto ( de sua preferência);
- Com a letra que escolheu o aluno produz um poema, um desenho, uma música, um trava-língua, etc.
- apresenta para a turma o que rcriou,
- monta-se uma mural com as produções dos alunos.
3º momento
- Leitura e debate do tema: Alfabetizaçãoe letramento
4º momento
Confecção do jogo: " PERNAMBUCO"
Habilidades:
- Ler e escrever palavras gradativamente de forma convencional;
- Ler e resolver problemas desariadores, envolvento númerose/ou questões cotidianas.
MATERIAL:
- 05 ampinhas de garrafa pet;
- 01 lata de leite em pó ( ou qualquer outra lata com tampa);
- números de 1 a 5 e as letras da palavra PERNAMBUCO ( duas vezes cada letra);
- papel contact transparente;
- lápis de cor ou giz de cera
- pedaços de tecidos ou qualquer outro material para encapar a lata.;
- cola;
- pincel grosso;
- estiolete;
- tesoura;
MODO DE FAZER:
- colorir os números e uma palavra pernambuco
- recortar as letras, os números, encapar a lata, colar as letras na parte de fora da tampinha e os números que equivalem ao valor da letra dentro das tampinhas;
MODO DE JOGAR
- Apresneta-se aos participantes a palavra PERNAMBUCO a partir dela formam-se outras palavras livremente, Uma variação será o professor determinar as instruções para a formação das palavras. Exemplo: palavras com maior número de letras, menor número de letras, nome de pessoas , nome de animais, objetos, etc
As palavras deverão ser registradas pelo aluno e conferidas pelo professor.
Vence o jogo quem somar maior número de pontos.
Essa atividade pode ser adaptada a outras atividades: de Ciências, Matemática, história, etc.
P vale 3 pontos
E vale 2 pontos
R vale 3 pontos
N vale 5 pontos
A vale 1 ponto
M vale 4 pontos
B vale 5 pontos
U vale 4 pontos
C vale 2 pontos
O vale 1 ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário