BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

2º Encontro do curso; VÊ MELHOR QUEM L Ê PRIMEIRO

PROGRAMAÇÃO DO CURSO


CARGA HORÁRIA: 60
CRONOGRAMA: 02/04 a 02/07/2009


OBJETIVO

  • Oportunizar aos professores alfabetizadores das escolas públicas do DF, a ressignificação do conceito de alfabetização e; implementar um processo de aprendizagem de forma lúdica, de acordo com a faixa etária das crianças e sua lógica.

AVALIAÇÃO: Cada cursista pesquisará e confeccionará um jogo para ser apresentado no curso.

Aula de hoje 16/04/09 - 2º encontro

Frase do Dia: " Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser". ( A mélia Hanze)

1º momento:

  • Leitura do diário de bordo pela cursista Lindalva (eu);
  • Realização da dinâmica das vogais






Finalidade da dinâmica:

  • apresentar-se de forma descontraída, desenvolvendo a expressão corpral, a coordenção motora e a atenção.

Descrição:

  • a dinâmica consiste na apresentação dos nomes das pessoas por meio de gestos e som verbal;
  • com o grupo em círculo, com certa distância em do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo grupo repete o nome em voz alta, em ritmo e realizando gestos com os braços de acordo com as vogais constantes no nome pronunciado ( ou som da vogal que aparecer no nome).

A - Braços abertos
E - Braços cruzados
I - Braço direito levantado
O - Braço a frente, em forma de o
U - Braço para o alto em forma de U.

2º momento
Realizção da atividade:
  • utilizando o alfabeto


Descrição:

  • o aluno escolhe uma letra do alfabeto ( de sua preferência);
  • Com a letra que escolheu o aluno produz um poema, um desenho, uma música, um trava-língua, etc.
  • apresenta para a turma o que rcriou,
  • monta-se uma mural com as produções dos alunos.




3º momento

  • Leitura e debate do tema: Alfabetizaçãoe letramento

4º momento

Confecção do jogo: " PERNAMBUCO"

Habilidades:
  • Ler e escrever palavras gradativamente de forma convencional;
  • Ler e resolver problemas desariadores, envolvento númerose/ou questões cotidianas.


MATERIAL:
  • 05 ampinhas de garrafa pet;
  • 01 lata de leite em pó ( ou qualquer outra lata com tampa);
  • números de 1 a 5 e as letras da palavra PERNAMBUCO ( duas vezes cada letra);
  • papel contact transparente;
  • lápis de cor ou giz de cera
  • pedaços de tecidos ou qualquer outro material para encapar a lata.;
  • cola;
  • pincel grosso;
  • estiolete;
  • tesoura;

MODO DE FAZER:
  • colorir os números e uma palavra pernambuco
  • recortar as letras, os números, encapar a lata, colar as letras na parte de fora da tampinha e os números que equivalem ao valor da letra dentro das tampinhas;

MODO DE JOGAR

  • Apresneta-se aos participantes a palavra PERNAMBUCO a partir dela formam-se outras palavras livremente, Uma variação será o professor determinar as instruções para a formação das palavras. Exemplo: palavras com maior número de letras, menor número de letras, nome de pessoas , nome de animais, objetos, etc
Para a contagem dos pontos soma-se um ponto por letra e os pontos estipulados nas tampas.
As palavras deverão ser registradas pelo aluno e conferidas pelo professor.
Vence o jogo quem somar maior número de pontos.

Essa atividade pode ser adaptada a outras atividades: de Ciências, Matemática, história, etc.

P vale 3 pontos
E vale 2 pontos
R vale 3 pontos
N vale 5 pontos
A vale 1 ponto
M vale 4 pontos
B vale 5 pontos
U vale 4 pontos
C vale 2 pontos
O vale 1 ponto

Nenhum comentário: