BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Educação no tempo da tecnologia

Os tempos mudam, o homem evolui; a escola, se quiser continuar como instituição formadora de cidadãos, precisa capacitar-se para acompanhar essas transformações. As tecnologias da informação e da comunicação integram o conjunto das inovações que não podem mais passar despercebidas pelas instituições escolares. O aluno já chega à sala de aula dominando a ferramenta que ele usa para divertir-se, e não necessariamente para aprender. É preciso então usá-la como recurso pedagógico a favor do processo educativo de responsabilidade da escola.

Portanto, as escolas públicas e privadas devem modernizar-se, entrar no mundo virtual, capitalizar para o ensino-aprendizagem todo o potencial que as TICs contêm, fazendo com que o ritmo de vida do ambiente escolar se aproxime o mais possível do ritmo de vida que existe além de suas fronteiras; o professor, desenvolver novas competências, auxiliado por outros profissionais de educação que começam a surgir, como os pedagogos em Multimeios e Informática Educativa; o aluno, aprender mais e melhor, independentemente de seu estilo de aprendizagem.

Nesta edição, entre outras, a Revista do Professor apresenta matérias, que, sob óticas diversas, abordam a aprendizagem com o auxílio de tecnologias aplicadas à educação: Informática, Música e Artes Visuais: um projeto interdisciplinar, Tecnologias digitais usadas em sala de aula.

Saber utilizar a pergunta de uma criança como ponto de partida para novas aprendizagens é o que nos mostra o texto Borracha, o que é isto?, enquanto Protótipo de destilador nos conduz pelos caminhos da experimentação e do uso de materiais alternativos.

Na área da saúde, dois artigos são importantes: Geração Saúde e Síndrome de Asperger.

Nos tempos difíceis pelos quais passamos, com a violência adentrando as escolas, é obrigatória a leitura de Indisciplina na escola e Por que sou professor, pelo menos para elevar a autoestima dos que acreditam na educação.

Os Editores

Revista do Professor

Nº 98 – Abril a Junho de 2009

Nenhum comentário: