Os tempos mudam, o homem evolui; a escola, se quiser continuar como instituição formadora de cidadãos, precisa capacitar-se para acompanhar essas transformações. As tecnologias da informação e da comunicação integram o conjunto das inovações que não podem mais passar despercebidas pelas instituições escolares. O aluno já chega à sala de aula dominando a ferramenta que ele usa para divertir-se, e não necessariamente para aprender. É preciso então usá-la como recurso pedagógico a favor do processo educativo de responsabilidade da escola.
Portanto, as escolas públicas e privadas devem modernizar-se, entrar no mundo virtual, capitalizar para o ensino-aprendizagem todo o potencial que as TICs contêm, fazendo com que o ritmo de vida do ambiente escolar se aproxime o mais possível do ritmo de vida que existe além de suas fronteiras; o professor, desenvolver novas competências, auxiliado por outros profissionais de educação que começam a surgir, como os pedagogos em Multimeios e Informática Educativa; o aluno, aprender mais e melhor, independentemente de seu estilo de aprendizagem.
Nesta edição, entre outras, a Revista do Professor apresenta matérias, que, sob óticas diversas, abordam a aprendizagem com o auxílio de tecnologias aplicadas à educação: Informática, Música e Artes Visuais: um projeto interdisciplinar, Tecnologias digitais usadas em sala de aula.
Saber utilizar a pergunta de uma criança como ponto de partida para novas aprendizagens é o que nos mostra o texto Borracha, o que é isto?, enquanto Protótipo de destilador nos conduz pelos caminhos da experimentação e do uso de materiais alternativos.
Na área da saúde, dois artigos são importantes: Geração Saúde e Síndrome de Asperger.
Nos tempos difíceis pelos quais passamos, com a violência adentrando as escolas, é obrigatória a leitura de Indisciplina na escola e Por que sou professor, pelo menos para elevar a autoestima dos que acreditam na educação.
Os Editores
Revista do Professor
Nº 98 – Abril a Junho de 2009
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