BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

terça-feira, 7 de julho de 2009


Vejam o que encontrei num dos blogs que acompanho:

NOTAÇÃO NUMÉRICA

LEITURA E ESCRITA DE NÚMEROS

Desde o início do primeiro ano, o trabalho com o Sistema de Numeração Decimal precisa ser intenso e sistemático, a fim de garantir que as crianças leiam e escrevam os números.
Na Educação Infantil, devem ser dadas oportunidades para que as crianças possam formar os números e organizá-los em quadros numéricos. Já no 1º ano, é importante que tais atividades permaneçam e algumas outras sejam inseridas, tais como aquelas nas quais é solicitado à criança a análise de erro de escritas de números (escrita aditiva, por exemplo, quando grafam 130 assim: 10030), mais frequente com crianças menores.
Esse tipo de atividade favorece a ampliação dos conhecimentos que as crianças possuem sobre os números e que elas passem a escrevê-los de forma convencional. Há ainda, jogos como "batalha de composição" e "senha", que de maneira lúdica ajudam as crianças a pensar sobre a formação do número e identifiquem o valor a partir da posição que os algarismos ocupam no mesmo.
ALGUMAS INDICAÇÕES PARA O TRABALHO COM A ESCRITA DE NÚMEROS
* Elaborar listas com números de telefones úteis, números de linhas de ônibus da cidade, números de placas de carros etc.;
* Elaborar listas com números referentes a si próprio: idade, data de nascimento, número do calçado, peso, altura, número de irmãos, etc.;
* Ditado de números;
* Jogos de baralho, de adivinhação ou que utilizem dados, nos quais a criança tenha a oportunidade de registrar números;
* Calendário: fazer a marcação diária do calendário com as crianças e recitar os números já marcados no mês. Também é possível recitar a quantidade de dias que faltam para a realização de algum evento significativo para o grupo, como aniversários ou passeios. Marcar, ainda, acontecimentos significativos para a rotina do grupo, como o dia de ir à biblioteca, o dia da Educação Física, etc.
* Realizar momentos de culinária nos quais as crianças sejam convidadas a pensar sobre a leitura e o significado dos números, que neste caso são as quantidades dos ingredientes necessários para o preparo das receitas;
* Promover momentos de marcação de pontuação em determinados jogos, sejam eles em sala ou quadra;
* Fazer etiquetas para facilitar a organização ou distribuição de materiais. Por exemplo, a quantidade de dados ou fichas guardadas em uma caixa.

*fonte: Novos Caminhos (1º ano) - Ed. DCL

Extraido do Blog: Alfabetização e Cia. 07/07/2009

Nenhum comentário: