BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


Atividades para trabalhar com turmas do 2º ao 4º ano do ensino Fundamental

Expectativas almejadas:

• Exploração do titulo como elemento de leitura
• Reconhecimento de ações e detalhes significativos de um texto ;
• Identificação de elementos/estrutura doe diferentes gêneros e tipos de texto;
• Exploração das possibilidades estéticas da linguagem;
• Exploração de estratégias de antecipação e posterior verificação de leitura;
• Reconhecimento do suporte textual e da forma gráfica do texto como estratégia de antecipação de leitura;
• Desenvolver a leitura oral de poema;
• Reconhecer a intencionalidade prescritiva em texto poético e informativo;
• Valorização/respeito ao meio ambiente/fauna/flora;
• Buscar informações no dicionário;
• Produção de frases;
• Emprego de regularidades ortográficas;
• Emprego e transformação de estrutura sintática.



TEXTO Aprendiz do ar

Os meus olhos perguntam: quem pode voar?
os pássaros
a fantasia
o avião
os sonhos
Os meus olhos perguntam: o que é voar?
aos pássaros
à fantasia
ao avião
aos sonhos
Os meus olhos perguntam: como voar?
Como pássaro
como fantasia
Como avião
Como sonho
E meus olhos batem asas.
Eles podem tocar o céu,
Eles podem ter as cores da águia e as asas da gaivota
Sou aprendiz no ar!
Jussara Braga


CONVERSANDO COM O TEXTO

• Dizem que “voar é para os pássaros”. O que você acha dessa afirmativa?

• Será que há diferença entre voar de avião e voar na fantasia?

• O que quer dizer dar asas à imaginação?

• E aprendiz ?

• Por que a autora deu esse nome ao texto: Aprendiz do ar?

• O que você acha que a autora quer dizer com estas palavras “E meus olhos batem asas.
Eles podem tocar o céu.”

2 - Você conhece a Gralha-azul?

“Ela é uma ave de cor azul-esverdeada e cabeça negra. Mede aproximadamente 39 centímetros. Vive nas florestas, em bandos de 4 a 7 aves.
ES se alimenta do que encontra mais facilmente ao seu redor. Nas regiões onde existem pinheiros, nos meses de abril e junho, a gralha-azul come quase exclusivamente o pinhão.
Ela tem o habito de estocar pinhões no alto das arvores. Durante o trajeto, alguns pinhões caem do seu bico e germinam dando origem a outros pinheiros. Por isso, costuma-se dizer que a gralha azul planta os pinheiros.”

• Consulte o dicionário e registre o que significam, no texto, estas palavras:

HABITO - TRAJETO - ESTOCAR - GERMINAR - AVE

• Escolha duas das palavras para construir frases diferentes das que estão no texto.

3 – Você sabia?

• Quando os europeus chegaram á America do Sul, a mata das Araucárias ou dos Pinheiro0do0parana estendia-se do sul de Minas Gerais (MG) até o sul do rio /grande do Sul(RG).
A indústria madeireira e a agricultura devastaram a mata das araucárias e, com ela, animais e outros vegetais que faziam parte do ecossistema. Hoje, pouco resta dessa mata.
Imbuia, cedro,canela soa espécies de vegetais que cresciam à sombra do pinheiros.
(Extraído do “Atlas do Meio ambiente do Brasil”, EMBRAPA, 1994)

• Anote em seu livrinho de palavras o que quer dizer: devastar, ecossistema, reflorestamento e extinção.

• Faça uma quadro como este. Complete com nomes de arvores que existem em sua região.
ARVORE FRUTO
Juazeiro fuá

b) Outro pássaro interessante é o pombo-correio. Você sabia que ele recebeu esse nome porque é capaz de voar longas distancias, conseguindo voltar ao lugar de onde partiu. É por isso que tem sido usado como “carteiro”, quando não há outras formas de se enviar uma mensagem.


• Que mensagem você mandaria pro um pombo-correio?

• Observe como podemos formar outras palavras combinando outras duas.

GALHA -AZUL PICA-PAU QUERO- QUERO BEIJA-FLOR

• Procure outras palavras como estas. Escreva o que significam.

• Separe as palavras abaixo em dois quadros, observando se são escrita com M ou N.

POMBO - BANDO - COMPRAR - APRENDIZ - INTERESSANTE - TANQUE - SAMBA - CAMPO - LONGE - LIMPA - TAMPA - EMPADA - ONÇA - CONVITE - QUANTIDADE - ANZOL - SOMBRA


• Escreva as palavras em ordem alfabética;
• Pinte de verde as letras que aparecem depois do M;
• Pinte de vermelho as letras que aparecem depois do N;
• Converse com os colegas sobre essas palavras. Anote as conclusões a que chegaram.

c) Observe quantos nomes de pássaros aparecem neste trecho da musica “ Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque.

“... ei quero-quero, oi tico –tico
Anum , pardal, chapim
Xô cotovia, xô ave-fria, xô pescador-martim
Some rolinha anda andorinha
Te esconde bem-te-vi voa bicudo
Voa sanhaço vai juriti
Bico calado muito cuidado que homem vem aí...”

• Procure informar e responda:

- Alguns deles existem na região onde você vive?
- Pesquise outras musicas que falam sobre pássaros.

d) Leia este poema. Se quiser, faça um desenho para ele.


Falar a toa

É a gralha que gralha
e quem fala com ela
é outra gralha que gralha,
tagarela.
Duas gralhas
Numa gralhada
Quem não for gralhar
não entende nada.
Sidonio Muralha

• Você sabe por que se costuma chamar de “gralha” uma pessoa que fala muito?

• Observe quanto tempo vivem estes animais. Depois construa uma gráfico com as informações dadas:

Gralha ...9 anos
Canário...12 anos
Pardal... 20 anos
Pomba...20 anos
Cotovia...18 anos
Galinha...14 anos
Perdiz...15 anos

A – Quais as aves que têm o mesmo tempo de vida?

B – qual é a ave que tem o menor tempo de vida?

C – qual tem o maior?

D – Qual a diferença entre o tempo de vida da cotovia e do canário?

Atividades extraidas do livro : Produzindo Leitura e Escrita, Editora Braga

Um comentário:

osmanny francisco disse...

hum, gostei muito do blogger da minha tia :)