Atividades para trabalhar com turmas do 2º ao 4º ano do ensino Fundamental
Expectativas almejadas:
• Exploração do titulo como elemento de leitura
• Reconhecimento de ações e detalhes significativos de um texto ;
• Identificação de elementos/estrutura doe diferentes gêneros e tipos de texto;
• Exploração das possibilidades estéticas da linguagem;
• Exploração de estratégias de antecipação e posterior verificação de leitura;
• Reconhecimento do suporte textual e da forma gráfica do texto como estratégia de antecipação de leitura;
• Desenvolver a leitura oral de poema;
• Reconhecer a intencionalidade prescritiva em texto poético e informativo;
• Valorização/respeito ao meio ambiente/fauna/flora;
• Buscar informações no dicionário;
• Produção de frases;
• Emprego de regularidades ortográficas;
• Emprego e transformação de estrutura sintática.
TEXTO Aprendiz do ar
Os meus olhos perguntam: quem pode voar?
os pássaros
a fantasia
o avião
os sonhos
Os meus olhos perguntam: o que é voar?
aos pássaros
à fantasia
ao avião
aos sonhos
Os meus olhos perguntam: como voar?
Como pássaro
como fantasia
Como avião
Como sonho
E meus olhos batem asas.
Eles podem tocar o céu,
Eles podem ter as cores da águia e as asas da gaivota
Sou aprendiz no ar!
Jussara Braga
CONVERSANDO COM O TEXTO
• Dizem que “voar é para os pássaros”. O que você acha dessa afirmativa?
• Será que há diferença entre voar de avião e voar na fantasia?
• O que quer dizer dar asas à imaginação?
• E aprendiz ?
• Por que a autora deu esse nome ao texto: Aprendiz do ar?
• O que você acha que a autora quer dizer com estas palavras “E meus olhos batem asas.
Eles podem tocar o céu.”
2 - Você conhece a Gralha-azul?
“Ela é uma ave de cor azul-esverdeada e cabeça negra. Mede aproximadamente 39 centímetros. Vive nas florestas, em bandos de 4 a 7 aves.
ES se alimenta do que encontra mais facilmente ao seu redor. Nas regiões onde existem pinheiros, nos meses de abril e junho, a gralha-azul come quase exclusivamente o pinhão.
Ela tem o habito de estocar pinhões no alto das arvores. Durante o trajeto, alguns pinhões caem do seu bico e germinam dando origem a outros pinheiros. Por isso, costuma-se dizer que a gralha azul planta os pinheiros.”
• Consulte o dicionário e registre o que significam, no texto, estas palavras:ES se alimenta do que encontra mais facilmente ao seu redor. Nas regiões onde existem pinheiros, nos meses de abril e junho, a gralha-azul come quase exclusivamente o pinhão.
Ela tem o habito de estocar pinhões no alto das arvores. Durante o trajeto, alguns pinhões caem do seu bico e germinam dando origem a outros pinheiros. Por isso, costuma-se dizer que a gralha azul planta os pinheiros.”
HABITO - TRAJETO - ESTOCAR - GERMINAR - AVE
• Escolha duas das palavras para construir frases diferentes das que estão no texto.
3 – Você sabia?
• Quando os europeus chegaram á America do Sul, a mata das Araucárias ou dos Pinheiro0do0parana estendia-se do sul de Minas Gerais (MG) até o sul do rio /grande do Sul(RG).
A indústria madeireira e a agricultura devastaram a mata das araucárias e, com ela, animais e outros vegetais que faziam parte do ecossistema. Hoje, pouco resta dessa mata.
Imbuia, cedro,canela soa espécies de vegetais que cresciam à sombra do pinheiros.
(Extraído do “Atlas do Meio ambiente do Brasil”, EMBRAPA, 1994)
• Anote em seu livrinho de palavras o que quer dizer: devastar, ecossistema, reflorestamento e extinção.
• Faça uma quadro como este. Complete com nomes de arvores que existem em sua região.
ARVORE FRUTO
Juazeiro fuá
b) Outro pássaro interessante é o pombo-correio. Você sabia que ele recebeu esse nome porque é capaz de voar longas distancias, conseguindo voltar ao lugar de onde partiu. É por isso que tem sido usado como “carteiro”, quando não há outras formas de se enviar uma mensagem.
• Que mensagem você mandaria pro um pombo-correio?
• Observe como podemos formar outras palavras combinando outras duas.
GALHA -AZUL PICA-PAU QUERO- QUERO BEIJA-FLOR
• Procure outras palavras como estas. Escreva o que significam.
• Separe as palavras abaixo em dois quadros, observando se são escrita com M ou N.
POMBO - BANDO - COMPRAR - APRENDIZ - INTERESSANTE - TANQUE - SAMBA - CAMPO - LONGE - LIMPA - TAMPA - EMPADA - ONÇA - CONVITE - QUANTIDADE - ANZOL - SOMBRA
• Escreva as palavras em ordem alfabética;
• Pinte de verde as letras que aparecem depois do M;
• Pinte de vermelho as letras que aparecem depois do N;
• Converse com os colegas sobre essas palavras. Anote as conclusões a que chegaram.
c) Observe quantos nomes de pássaros aparecem neste trecho da musica “ Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque.
“... ei quero-quero, oi tico –tico
Anum , pardal, chapim
Xô cotovia, xô ave-fria, xô pescador-martim
Some rolinha anda andorinha
Te esconde bem-te-vi voa bicudo
Voa sanhaço vai juriti
Bico calado muito cuidado que homem vem aí...”
• Procure informar e responda:
- Alguns deles existem na região onde você vive?
- Pesquise outras musicas que falam sobre pássaros.
d) Leia este poema. Se quiser, faça um desenho para ele.
Falar a toa
É a gralha que gralha
e quem fala com ela
é outra gralha que gralha,
tagarela.
Duas gralhas
Numa gralhada
Quem não for gralhar
não entende nada.
Sidonio Muralha
• Você sabe por que se costuma chamar de “gralha” uma pessoa que fala muito?
• Observe quanto tempo vivem estes animais. Depois construa uma gráfico com as informações dadas:
Gralha ...9 anos
Canário...12 anos
Pardal... 20 anos
Pomba...20 anos
Cotovia...18 anos
Galinha...14 anos
Perdiz...15 anos
A – Quais as aves que têm o mesmo tempo de vida?
B – qual é a ave que tem o menor tempo de vida?
C – qual tem o maior?
D – Qual a diferença entre o tempo de vida da cotovia e do canário?
Atividades extraidas do livro : Produzindo Leitura e Escrita, Editora Braga
Um comentário:
hum, gostei muito do blogger da minha tia :)
Postar um comentário