BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

terça-feira, 23 de março de 2010


A Biblioteca Viva 
Autor: António Torrado
Ilustrador: Cristina Malaquias 



Era uma vez, na Roma antiga, um homem muito rico, que gostava de exibir a sua riqueza em festas fabulosas. Mas havia um inconveniente. Como o ricaço tivesse pouca instrução, com dificuldade acompanhava as conversas dos seus convidados, que apreciavam falar de literatura e de outros assuntos desenvolvidos em livros, que ele desconhecia. Apercebendo-se disso, ordenou ao governante do seu palácio que escolhesse uns tantos escravos inteligentes e de boa memória. Para quê? Para obrigar cada um deles a decorar um livro. Queria assim provar que os livros eram dispensáveis, desde que se dispusesse de escravos capazes de os saber de cor e salteado. A aprendizagem dos escravos demorou, mas ao fim de algum tempo este homem muito rico podia orgulhar-se de possuir a única biblioteca viva de todo o Império romano. Sempre que queria mostrar que não ficava atrás dos seus convidados mais cultos, o homem muito rico batia palmas e chamava, pelo nome da obra, o escravo que a tinha decorado. Tanto podia ser a “Ilíada", como a “Odisseia" ou a “Eneida". O escravo recitava-a, fosse do princípio, fosse do meio, fosse do fim para o princípio. De uma vez, estava o homem muito rico à conversa com alguns poetas e escritores, e quis embasbacá-los. - Conheço uma passagem da “Ilíada", que vem a propósito do que estávamos a conversar - disse ele, enquanto batia palmas - Chamem o “Ilíada". Mas o escravo que sabia a “Ilíada" não apareceu. - Que se passa? - perguntou o homem muito rico, estranhando a demora. O governante do palácio, aflito, ajoelhou-se aos pés do seu exigente patrão e balbuciou: - Perdoai-me, senhor, mas o “Ilíada" está com dores de barriga. Parece que foi a partir deste incidente que o homem muito rico se resolveu a ganhar instrução pelos seus próprios meios. 

Retirado do blog: Revistar a Educação

Nenhum comentário: