Jogos e brincadeiras
Às noções
de matemáticas abordadas na educação infantil correspondem uma variedade de brincadeiras
e jogos, principalmente aqueles classificados como de construção e de regras.
Vários
tipos de brincadeiras e jogos que possam interessar à criança pequena
constituem-se rico contexto em que ideais matemáticas podem ser evidenciadas
pelo adulto Por meio de perguntas, observações e formulações de propostas. São
exemplos disso: as cantigas, as brincadeiras como a dança das cadeiras,
quebra-cabeças, labirintos, dominós, dados de diferentes tipos, jogos de
encaixe, jogos de cartas, etc.
Os jogos
numéricos permitem às crianças utilizarem números e suas representações, ampliarem
a contagem, estabelecerem correspondências, operarem. Cartões, dados, dominós,
baralhos permitem às crianças se familiarizarem com pequenos números, com a
contagem, comparação e adição. Os jogos com pistas ou tabuleiros numerados, em
que se faz deslocamento de um objeto, permitem fazer correspondências, contar
de um em um, de dois em dois etc. Jogos com cartas permitem a distribuição,
comparação de quantidades, a reunião de coleções e a familiaridade com
resultados aditivos. Os jogos espaciais permitem a observação de figuras e suas
formas, identificar propriedades geométricas dos objetos, fazer representações,
modelando, compondo, decompondo ou desenhando. Um exemplo desse tipo de jogo é
a modelagem de dois objetos em massa de modelar ou argila, em que as crianças
descrevem seu processo de elaboração.
Pelo seu
caráter coletivo, os jogos e as brincadeiras permitem que o grupo se estruture
que as crianças estabeleçam relações ricas de troca, aprendam a esperar sua
vez, acostumem-se a lidar com regras, conscientizando-se que podem ganhar ou
perder.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998,V.3.
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