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quarta-feira, 8 de outubro de 2008

10º Encontro 12/06/08


Reflexão sobre a textualidade

Embora haja uma certa variedade de definições para texto, cada corrente teórica , e praticamente cada autor, propõe pois sua própria concepção, uma característica em comum que todos apresentam é a de texto como uma unidade significativa, ou seja: um texto faz sentido. Daí podemos concluir que nem todos os textos representam a mesma unidade significativa para todos os seus leitores, pois nem todos os textos fazem o mesmo sentido para todos os leitores, ou ouvintes. Dependendo da situação ou contexto social, dependendo do conhecimento prévio que cada leitor ( ou ouvinte) tem do assunto, significações que podem ser claras para uns porem não o ser para outros.
Diz Ingedore Koch, em seu livro O texto e a construção dos sentimentos, p. 25 (“ um texto se enquanto tal no momento em que os parceiros de uma atividade comunicativa global, diante de uma manifestação lingüística, pela atuação conjunta de uma complexa rede de fatores de ordem situacional, cognitiva, sociocultural, e interacional, são capazes de construir, para ela, determinado sentido”).

1. Um texto é resultado de uma atividade, um trabalho com os signos lingüísticos;
2. Todo texto, sendo trabalhado, pressupõe sujeitos que se engajam nessa atividade;
3. Todo texto se realiza em uma determinada situação ou contexto no espaço e no tempo e tem uma finalidade;
4. Um texto é, portanto, uma forma de interação social e cultural, além de lingüística.

Ao utilizarmos essas características de texto, estamos concebendo a linguagem como trabalho entre sujeitos. Como uma atividade lingüística situada histórica e culturalmente, a língua faz sentido, quando em forma de texto, porque é um trabalho simbólico: parte de um trabalho social, constitutivo do homem e de sua história, ou seja, constitutivos de sujeitos.É importante observa que não é por palavras isoladas ou sentenças soltas que nos comunicamos ou agimos no mundo: é por meio dos textos, constituídos por palavras e sentenças ( por mais curtos ou mais longos que sejam ) que a língua faz sentido. ( Fascículo 1, pag. 15 ).

Mesmo quando os textos são cultos, eles ainda são textos porque integram uma situação sociocomunicativa e servem como meio de atuação social. Uma simples troca de cumprimentos pode alterar a disposição de duas pessoas; ou, ao contrario, um silencio no momento inadequado – ou uma falta de resposta – pode provocar atritos e insatisfações.
Visto dessa maneira, o texto é também a unidade lingüística interativa por excelência, pois é por meio de textos que interagimos social e culturalmente.
Mas, para que os textos façam sentido, tanto do ponto de vista comunicativo quanto interacional, duas características textuais são consideradas básicas: a coesão e a coerência.
A coesão diz respeito à maneira como as palavras e orações e os elementos lingüísticos, em geral, estão ligados na superfície textual para ir compondo as idéias articuladamente.
( fascículo 1 pag. 17 )
A coerência,por sua vez, é resultado de uma construção feita pelos interlocutores, numa situação de interação dada; dá-se pela atuação conjunta de uma serie de fatores de ordem cognitiva, situacional, sociocultural e interativa. (fascículo 1 pag. 18 )
O modo como palavras, orações e signos lingüísticos em geral são conectados e constituem a coesão textual esta no nível lingüístico ou gramatical, do texto. Mas há outros fatores de natureza não-linguistica que também são responsáveis pela construção de significados. Elementos de maneira social, cognitiva e cultural também colaboram nessa construção: são experiências de mundo que acumulamos, são conhecimentos que temos sobre os fatos, cotidianos ou históricos, que se agregam as informações lingüísticas para “compor” o mundo-texto que devemos interpretar com nossa leitura.

A língua seria, numa abordagem comunicativa, um instrumento de comunicação de excelência. Os sujeitos da linguagem fazem uso desse instrumento, tendo como uma espécie de “cenário” o contexto da comunicação. Esse contexto entra numa construção dos significados, ou não, de acordo com a necessidade; e a análise contextual é um complemento da análise lingüística que se faz fora do contexto.
É importante reconhecer que um texto não é imperfeito ou deficiente só por que depende do contexto de sua enunciação: afinal, essa dependência é inerente a toda comunicação lingüística. O importante é aprender a controlar a quantidade de informação necessária para que o texto seja compreendido ou interpretado.
( fascículo 1 pag. 22 ).
Essa abordagem que vê o uso da língua como uma forma de agir socialmente é uma abordagem de língua como interação, ou atuação social. Ela coloca os falantes, usuários da língua, no centro do fenômeno lingüístico porque é pela desses sujeitos que ações se desencadeiam e chegam a alterar o contexto em que ocorrem. Dessa forma, o contexto é mais do que um cenário: é um dos fatores ativos na construção de significados porque ele pode alterar e ser alterado por significações lingüísticas. ( fascículo 1 pag. 23 ).

Neste encontro foi realizado:
. Leitura do caderno compartilhado;
. Leitura do livro: mania de explicação ;
. Montagem de texto usando adjetivos, substantivos.( sem usar artigos ). Cada grupo explicou a montagem do texto ( dificuldades e estratégias utilizadas ).
. Reflexão sobre os ingredientes e temperos textuais: enredo, imaginação, criatividade, conhecimento de mundo, harmonia, liberdade, tessitura, motivação, coerência, coesão, incitivação.

Texto produzido pelo grupo da Viviane:

Sentimento
Paixão
Excitação, Desilusão
Agonia, Angústia
Indiferença
Decepção
Vergonha, Culpa
Não
Amor
Interesse, Vontade, Vaidade
Renúncia
Intuição, Lucidez
Certeza
Saudade
Sucesso



Comentários sobre o tema do encontro

Os conhecimentos de alguns aspectos considerados pela lingüística são essenciais para o processo de construção, compreensão de textos e para o trabalho do professor em sala de aula. Onde o professor promove atividades que contemplem os vários níveis de formalidade e informalidades afim de que o aluno possa envolver-se com o texto buscando seus significados além de perceber as condições de seu texto se esta coerente, coeso, e eficaz. Expressando assim, seus sentimentos, suas experiências , suas idéias e opiniões através da escrita. Dessa forma, ao se trabalhar com a construção de texto é necessário: contextualizar a produção, para que o aluno exponha seus sentimento e opiniões com clareza e objetividade, de modo a fazer sentido para o interlocutor, individuo ou grupo, a quem se destina, usando para tal ,os recursos adequados em termos de variação lingüística e norma culta adequada .

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