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quarta-feira, 8 de outubro de 2008

12º Encontro

Avaliação e aprendizagem


“A avaliação é o fio condutor do fazer pedagógico”.

ORIGEM DA AVALIAÇÃO

Avaliar vem do latín a + valere, que significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo. Portando, avaliar é atribuir um juízo de valor sobre as propriedades de um processo para a aferição da qualidade do seu resultado, porém, a compreensão do processo de avaliação do processo ensino/aprendizagem tem sido pautada pela lógica da mensuração, isto é, associa-se o ato de avaliar ao de “medir” os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
A avaliação é a parte mais importante de todo o processo de ensino-aprendizagem. Bevenutti (2002) diz que avaliar é mediar processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou rápidos progressos. O valor da avaliação para Luckesi encontra-se no fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades. Cabe ao professor desafiá-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos. “para não ser autoritária e conservadora, a avaliação tem a tarefa de ser diagnóstica, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos”. (Luckesi, 1999, p 43)

A avaliação apresenta funções determinantes no proceso ensino aprendizagem:

a – Função diagnóstica - é a que detecta informações acerca das capacidades do aluno antes de iniciar um processo de ensino/aprendizagem; busca a identificação da presença ou ausência de habilidades e pré-requisitos, assim como a identificação das causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

b – Função formativa - é a que permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.

c – Função somativa – Tem como objetivo, determinar o nivel dominio de aprendizagem do aluno em relação a determinados conteudos. Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento.

A avaliação é uma importante dimensão do processo de ensino e aprendizagem, particularmente se desenvolvida na modalidade formativa. Nas mudanças curriculares atuais, caracterizadas por interdisciplinaridade e tratamento de temas transversais, a avaliação precisa ser repensada e adequar -se às novas praticas de ensino e aprendizagem.
Os estudantes precisam se conhecer melhor para planejar atividades de sua educação formal e principalmente de aprendizagem livre e continuada. O portfólio pode ser um meio valioso para os estudantes explorarem como as suas atividades de curso vêm preparando-lhes para suas experiências reais, no campo pessoal e no campo profissional, como aquelas experiências formais afetam a sua educação e como todas elas os afetam e interferem em suas vidas.
Ao utilizar o portfólio, construindo-o e o aperfeiçoamento, o estudante tem oportunidade de:
• Articulação claramente o que realiza no curso e fora dele;
• Traçar conexões entre suas experiências e aquisições ou realizações;
• Registrar experiências, que poderiam esquecer ou subestimar, assegurando retomada de temas, problemas não resolvidos, avanços e o replanejamento;
• Aumentar seu nível de auto-conhecimento e confiança;
• Visualizar aspectos principais que emergem em suas áreas de estudo e de interesse, que o ajudara a tirar melhor proveito das oportunidades no curso e em qualquer outro lugar;
• Trazer uma grande clareza de propósito e mais auto nível de motivação para o curso, em situações formais e informais, bem como para outros tipos de ambientes de aprendizagem;

• Demonstrar suas competências à medida que assume posições de particularidade e/ou de liderança na faculdade, na comunidade, nas experiências de estagio, de pesquisa e de trabalho;
• Ser mais proativo do que reativo ao delinear seu planos educacionais e ao buscar oportunidades de pós-graduação e/ou de trabalho;
• Ser capaz de melhorar substancialmente suas decisões e escolhas.
• Como porto de partida para análise a aperfeiçoamentos, é interessante que o portfólio inclua um memorial reflexivo. Este memorial caracteriza-se por ser
• Uma reflexão critica sobre suas experiências educacionais e fora dela que se interrelacionam com a profissão, suas duvidas, seus questionamentos, suas preocupações, seus desejos...
• Um olhar para o futuro com estabelecimento de objetivos a curto, médio e longo prazo de forma a elaborar planos de desenvolvimento e de carreira;
• Plano preliminar para ações em direção aos objetivos ( combinação de cursos e atividades curriculares ( pesquisa, estágios ) e extra-curriculares ( visitas, trabalho voluntario, congressos, conferencias, filmes, etc. ) para desenvolvimento pessoal e profissional;Auto-avaliaçao de progresso em cada detenção de capacidades e nas habilidades e de sua relação com os planos de desenvolvimento pessoal e profissional ( “de carreira”, de estudos pós graduados etc. )

Nesse encontro foi realizado:

. Dinâmica do envelope;
. Reflexão do grupo ( cursistas) sobre: o que é avaliação, Para que serve a avaliação e de qual avaliação precisamos? Os cursistas responderam que avaliação é verificar, sondar, medir, dianósticar , aferir e serve para medir, verificar, sondar, analisar, diagnósticar, mudar, observar e refletir, e que precisamos da auto-avaliação, da avalição social, reflexiva e flexivel;
. Simulação de uma avaliação, onde a tutora Adriane,entregou uma folha de papel em branco e ditou alguns comandos para que cada cursistas realizasse as atividades propostas de acordo com esses comandos;
. Apresentação do slide do texto: Escola de bichos; Apresentação do slide sobre: - a avaliação no nosso dia-a dia, para que serve a avaliação? – a avaliação no contexto escolar, avaliação que precisamos, prova, portfólio( origem, características, utilidades, etc.).

Considerações sobre o tema ( avaliação da aprendizagem) discutido no encontro
O processo de avaliação da aprendizagem significa auxiliar o educando em situações diversas ou específicas em seu dia – a - dia em sala de aula, afim de que haja uma identificação das necessidades da tomada e mudança de posturas tanto do educando com do educador em relação aos conhecimentos apresentados, ou seja, perceber como o conhecimento foi recebido pelo educando e como foi mediado pelo educador e como se encontra no momento em relação às diversas situações no qual pode ser aplicado pelos envolvidos no processo (ensino/aprendizagem). Levando em consideração que o educando participa do meio em que vive de forma ativa, modificando – o de acordo com suas necessidades, como sujeito que constrói a si mesmo, como sujeito que é (ser), como sujeito que aprende, como sujeito que age e como sujeito que vive com outros. A avaliação da aprendizajem, representa um momento importante enquanto norteadora de rumos e de decisões a ser tomadas após analise de resultados, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.
Desse modo, a avaliação como orientadora da intervenção do professor no processo, bem como motivadora da concepção de novas estratégias para uma melhor orientação do conteúdo.

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