BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Considerações sobre a historinha do Chico Bento e TEXTO COMPLEMENTAR

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HINTORINHA DO CHICO BENTO

O personagem Chico Bento, criado em 1961, mas, somente em agosto de 1982,as pessoas tiveram acesso às suas histórias. As hist´rias de CB busca representar a realidade do homem que vivena zona rural. Demonstrando através de seu modo de falar, de se vestir, e de ser os valores da terra . E juntamente com seus amigos, pais, professora, vizinhos e animais, representa o dia-a-dia da família que vive no campo e enfoca questões específicas desse segmento da sociedade.

TEXTO COMPLEMENTAR

No processo de leitura e construção de sentido dos textos, levamos em conta que a escrita/fala baseiam-se em formas padrão e relativamente estáveis de estruturação e é por essa razão que, cotidianamente, em nossas atividades comunicativas, são
incontáveis as vezes em que não somente lemos textos diversos, como também produzimos ou ouvimos enunciados, tais como:
“escrevi uma carta”, “rebeci o e-mail”, “achei o anúncio interessante”, “o artigo apresenta argumentos consistentes”, “fiz o resumo do livro”, “a poesia é de um autor desconhecido”, “li o conto”, “ a piada foi boa”, “que tirinha engraçada”!, “a lista é numerosa”.
E a lista é numerosa mesmo! (história em quadrinhos, tirinha, charge, crônica, miniconto, fábula, poesia, anuncio, cartaz, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, piada, bula, horóscopo, dentre outros) Tanto que estudiosos que objetivaram o levantamento e a classificação de gêneros textuais desistiram de fazê-lo, em parte porque os gêneros existem em grande quantidade, em parte porque os gêneros, como práticas sociocomunicativas, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que, em muitas ocasiões, resultam em outros gêneros, novos gêneros.
(Ler e COMPREENDER – os sentidos do texto/ Ingedore Villaça Koch; Vanda Maria Elias)

Nenhum comentário: