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sexta-feira, 10 de outubro de 2008

13º Encontro 03/07/08


Gêneros e tipos de textos sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos mesmo que estes textos sejam tão curtos e simples quanto uma palavra e tão longos e complexos quanto um livro.
Os textos podem ser realizados tanto na modalidade escrita quanto oral. A situação de comunicação e os papeis dos interlocutores nessa situação é que vão definir se podemos nos comunicar pela escrita ou pela oralidade.
Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que “aprendemos” a usar o código lingüístico, a partir da primeira infância: reconhecemos intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos, mesmo não tendo consciência disso. A sistematização escolar é que vai fazer aflorar essa consciência.
Podemos, definir gêneros textuais como os modelos de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade texto, com o papel dos interlocutores, com as caracteristicas da situação. Temos aqui um critério comunicativo de caracterizaçao de gênero textual:genero é mais uma questao de uso do que de forma linguistica.
Um aspecto bem relevante a conciderar neste tema é que essa capacidade de reconhecer e produzir gêneros textuais tem a ver com as diferentes formas de “ver” o mundo que cada sujeito desenvolve, incluindo o mundo das palavras.
A clasifocaçao de gêneros textuais é aberta e varia de acordo com as culturas e com as necessidades históricas. Uma carta pessoal, por exemplo, era mais formal no século XIX do que no século XXI. Com o advento do computador, muitas novas formas de comunicação foram criadas e os e-mails, os blogs e os chats, por exemplo, são gêneros são exemplos típicos da sociedade atual, que não tinham condições de existir no século XIX, época em que não tinha ainda sido inventado o computador.
Com as novas tecnologias surgem também novos suportes para o texto (como a tela do computador), novos lugares onde eles são escritos: não se lê apenas o papel, como no caso de livros e revistas, mas também na tela do computado, do celular, etc.
Gêneros textual
Há gêneros, em que o uso de linguagem mais formal é exigido, como, por exemplo, no texto abaixo:

Ilmo. Sr. Diretor da Escola Peixoto Alvarenga

Joana Aparecida Santana da Silva, aluna regularmente matriculada nesta escola, RG. 3456-7, SSP-MT, vem requerer a segunda via de seu histórico escolar para fins de inscrição em concurso publico da Secretaria da Saúde deste município.

Nestes termos,
pede deferimento.

Cidade, 25 de março de 2005

Joana silva

Considerando, assim, que a situação em que se produz um texto é critério de definição de gêneros textuais, cada gênero, por tanto, faz suas “exigências” de organização da contextualidade. Algumas caracteristicas que são obrigatórias não são para outros.
Considerar o texto a partir de critérios interacionais ou comunicativos na dimensão de gêneros leva a uma outra conclusão também muito importante: a maneira de organizar as seqüências lingüísticas no texto – a maneira de “combinar” as palavras – também é relevante na produção de determinado gênero. A essas “maneiras de organizar as seqüências lingüísticas” chamamos tipos textuais.

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