BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

14º Encontro 31/07/08

“ Cada um lê com os olhos que têm. /e interpreta a partir de onde os pés pisam.”
(Boff)

Gêneros e tipos textuais

Ao considerar que um gênero textual incorpora tanto aspectos formais quanto funcionais, somos levados a reconhecer que as habilidades lingüísticas de todo falante se estendem tanto para aspectos formais, estruturas, gramaticais da língua quanto para seus aspectos funcionais, sociais e culturais.
Dessa forma gêneros textuais são realizações lingüísticas concretas, definidas por propriedades sociocomunicativas; é a situação de produção de um texto que determina em que gênero ele é realizado. Por isso, gêneros não se definem por aspectos formais ou estruturas da língua: estão ligados à natureza interativa do texto, ou seja, à sua funcionalidade, ao seu uso. Critérios formais ou estruturas da língua definem tipos textuais.
É importante reconhecer que a linguagem vista como um processo de interação não dispensa o conhecimento dos processos gramaticais como parte das habilidades lingüísticas necessárias. O objetivo maior do ensino da gramática é que fica colocado em outro nível: o textual. Isso quer dizer que não são as regras pelas regras que fazem sentido, mas seu emprego no processo de “tecer” o texto.
Todo texto apresenta algo de “igual” e algo de “diferente” de outros textos. O “igual” corresponde ao que é típico da construção textual em determinado contexto social e representa a estabilidade do gênero; o que é “diferente” corresponde às marcas dos usuários da língua e representa s estilo. A identificação de um gênero depende desse conjunto de fatores; não apenas de um só, porque na realização dos gêneros a situação sociocomunicativa é composta por diversos fatores.

Nenhum comentário: