Texto complementar
Nossa gramática de cada dia
A palavra casa se escreve com S ou com Z?. Na frase “Saí às sete horas”, preciso usar crase?. O certo é “assistir televisão” ou “assistir à televisão”?. Essas e muitas outras perguntas são feitas o tempo todo, pelos usuários da língua portuguesa. Elas se referem às regras gramaticais que possibilitam o uso funcional da linguagem padrão, em inúmeras situações de comunicação. Saber escrever bem significa saber usar a linguagem adequada a cada situação.
Aprender a ler e escrever é apropriar –se de um conhecimento cultural amplo para tornar –se usuário da leitura e da escrita no meio em que se vive. Leitura e escrita são ferramentas para a compreensão e a realização da comunicação, chave para a apropriação dos saberes já conquistados pela humanidade. Por meio da alfabetização e pela humanidade. Por meio da alfabetizagem, o ser humano cumpre seu papel simbólico, social, de cidadão inserido na civilização e consegue aprender qualquer assunto, produzir qualquer conhecimento.
O estudo da gramática tem um importante papel na formação intelectual dos alunos, se levarmos em consideração três aspectos relevantes do estudo gramatical dentro do desenvolvimento cognitivo:
1. Aplicação imediata- trata-se da utilidade do conhecimento gramatical na vida cotidiana dos alunos. Por exemplo, durante a leitura de um texto de qualquer natureza, o (a) aluno (a) pode deparar-se com uma forma verbal conjugada, cujo significado lhe seja desconhecido. É possível que ele (a) recorra a um dicionário. Por tratar-se de um verbo conjugado e tendo o (a) aluno (a) esse conhecimento gramatical, devera procurar a forma infinitiva, uma fez que verbos conjugados não fazem parte dos verbetes.
2. Aspecto cultural- estudar a gramática da língua materna é analisar o conhecimento da linguagem, o que é de extrema importância para o conhecimento da própria nação. Uma vez que a preservação da nossa cultura nos leva a os estudos de historia, geografia e folclore do Brasil, não podemos deixar de estudar a língua que falamos e escrevemos dentro de suas mais variadas formas lingüísticas.
A escola, como espaço de educação formal, é o lugar onde o desenvolvimento desses aspectos deve acontecer; é o lugar onde o aluno, por meio de atividades pedagógicas, entrara em contato com todos os tipos de linguagem e poderá construir os conhecimentos e as habilidades para ser um bom falante e bom escritor. Maria Fernandes é autora de várias coleções de livros didáticos e paradidáticos. Coordenadora e autora da Coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa para o ensino Médio e fundamental da Rede Católica de Educaçõa.
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