BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CONTINUANDO O 14º ENCONTRO



Texto complementar


Nossa gramática de cada dia


A palavra casa se escreve com S ou com Z?. Na frase “Saí às sete horas”, preciso usar crase?. O certo é “assistir televisão” ou “assistir à televisão”?. Essas e muitas outras perguntas são feitas o tempo todo, pelos usuários da língua portuguesa. Elas se referem às regras gramaticais que possibilitam o uso funcional da linguagem padrão, em inúmeras situações de comunicação. Saber escrever bem significa saber usar a linguagem adequada a cada situação.
Aprender a ler e escrever é apropriar –se de um conhecimento cultural amplo para tornar –se usuário da leitura e da escrita no meio em que se vive. Leitura e escrita são ferramentas para a compreensão e a realização da comunicação, chave para a apropriação dos saberes já conquistados pela humanidade. Por meio da alfabetização e pela humanidade. Por meio da alfabetizagem, o ser humano cumpre seu papel simbólico, social, de cidadão inserido na civilização e consegue aprender qualquer assunto, produzir qualquer conhecimento.
O estudo da gramática tem um importante papel na formação intelectual dos alunos, se levarmos em consideração três aspectos relevantes do estudo gramatical dentro do desenvolvimento cognitivo:
1. Aplicação imediata- trata-se da utilidade do conhecimento gramatical na vida cotidiana dos alunos. Por exemplo, durante a leitura de um texto de qualquer natureza, o (a) aluno (a) pode deparar-se com uma forma verbal conjugada, cujo significado lhe seja desconhecido. É possível que ele (a) recorra a um dicionário. Por tratar-se de um verbo conjugado e tendo o (a) aluno (a) esse conhecimento gramatical, devera procurar a forma infinitiva, uma fez que verbos conjugados não fazem parte dos verbetes.
2. Aspecto cultural- estudar a gramática da língua materna é analisar o conhecimento da linguagem, o que é de extrema importância para o conhecimento da própria nação. Uma vez que a preservação da nossa cultura nos leva a os estudos de historia, geografia e folclore do Brasil, não podemos deixar de estudar a língua que falamos e escrevemos dentro de suas mais variadas formas lingüísticas.
A escola, como espaço de educação formal, é o lugar onde o desenvolvimento desses aspectos deve acontecer; é o lugar onde o aluno, por meio de atividades pedagógicas, entrara em contato com todos os tipos de linguagem e poderá construir os conhecimentos e as habilidades para ser um bom falante e bom escritor. Maria Fernandes é autora de várias coleções de livros didáticos e paradidáticos. Coordenadora e autora da Coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa para o ensino Médio e fundamental da Rede Católica de Educaçõa.

Nenhum comentário: