- Apresentação de cenas da microssérie: Hoje é dia de Maria;
Fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de melpara depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a.
Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infancia.
De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme, aprisiona seu amado.
Tivemos a oportunidade de contextualizar as cenas com: contos, lendas, textos, histórias etc., como: A volta do passaro encantado, O surgimento da noite, Pele de asno, a menina e a figueira.
- Leitura da lenda do tangram;
Desenvolvemos uma atividade usando figuras formadas com as peças do tangran, onde cada participante escolheu uma figura e decreveu -a expondo em seguida sua descrição aos outros participantes para que estes identificasse a figura descrita.
Considerações sobre o encontro
A microssérie é repleta de seres caricatos, muitos ligados a figuras míticas, outros com uma forte expressão denunciativa social. No seu linguajar são claros os sotaques locais, comuns no Sudeste, Centro e Nordeste do Brasil.
A atividade realizada com o tangram foi muito proveitosa e criativa. Um dia antes do encontro desenvolvi um trabalho com meus alunos usando o tangram, onde eles pintaram as peças, recortaram e montaram as figuras apresentadas por mim, e em seguida cada um construiu outras. Agora vou aproveitar a sugestão apresentada nesse encontro para propor aos alunos que construam textos com as figuras que conseguirem montar com o tangram.
Tangram
As peças do Tangram
O desafio aqui é formar esta figura com os 7 tans
O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".
Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
- 5 - triângulos de vários tamanhos
- 1 - quadrado
- 1 - paralelogramo
Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:- Todas as peças devem ser usadas
- Não é permitido sobrepor as peças.
Lenda
Origem do Tangram:
Diz a lenda que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, você registrará tudo o que você verá durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram.
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