BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

sábado, 11 de outubro de 2008

CONTINUANDO O 14º ENCONTRO ( completar informações)




Nesse encontro foi realizado:






  • Apresentação de cenas da microssérie: Hoje é dia de Maria;

Fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de melpara depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a.
Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infancia.
De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme, aprisiona seu amado.

Tivemos a oportunidade de contextualizar as cenas com: contos, lendas, textos, histórias etc., como: A volta do passaro encantado, O surgimento da noite, Pele de asno, a menina e a figueira.




  • Leitura da lenda do tangram;
    Desenvolvemos uma atividade usando figuras formadas com as peças do tangran, onde cada participante escolheu uma figura e decreveu -a expondo em seguida sua descrição aos outros participantes para que estes identificasse a figura descrita.


Considerações sobre o encontro


A microssérie é repleta de seres caricatos, muitos ligados a figuras míticas, outros com uma forte expressão denunciativa social. No seu linguajar são claros os sotaques locais, comuns no Sudeste, Centro e Nordeste do Brasil.

A atividade realizada com o tangram foi muito proveitosa e criativa. Um dia antes do encontro desenvolvi um trabalho com meus alunos usando o tangram, onde eles pintaram as peças, recortaram e montaram as figuras apresentadas por mim, e em seguida cada um construiu outras. Agora vou aproveitar a sugestão apresentada nesse encontro para propor aos alunos que construam textos com as figuras que conseguirem montar com o tangram.



Tangram

As peças do Tangram

O desafio aqui é formar esta figura com os 7 tans
O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".
Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:



  • 5 - triângulos de vários tamanhos



  • 1 - quadrado



  • 1 - paralelogramo




  • Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:



  • Todas as peças devem ser usadas



  • Não é permitido sobrepor as peças.






Lenda





Origem do Tangram:





Diz a lenda que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, você registrará tudo o que você verá durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram.







Nenhum comentário: