BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

16º encontro 14/08/08

Tema: Gênero e tipos textuais ( Fascículo 2 )



REVISANDO

Gênero: é a materializaçõ da ação humana. Ex.: diario, carta, receita. etc.


Tipo: é a construção do texto. Ex.: narração, cdescriçã, etc. O tipo esta dentro do gênero. Isto é, pode ser encontrado numa carta, numa receita de bolo, e em outros gêneros.
~GÊNERO ~~ TIPOS
> Historico; > Base na estruturação linguística;
> Número amplo; > Número retrito;
> Orientado para fins específicos; > Estático.
> Formato estável.

Nesse encontro foi realizado:

  • Leitura do texto fazer o que se gosta por Stephen Kanitz;
  • Explicações sobre tipos e gêneros textuais (revisão);
  • Debate sobre o tema.

Comentário sobre o texto lido ( Fazer o que se gosta)

Fazer o que se gosta é legal. Fazer sem gostar é horrível.

Quando realizamos algo que gostamos, o fazemos bem feito. Nos dedicamos, nos realizamos. Satisfazemos o outro que nos incubiu uma determinada tarefa ou que depende de nosso trabalho.

"Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria." William Shakespeare


" O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente." Texto budista

Mas, nem sempre é possível fazermos o que gostamos, pois as circunstâncias, a dinâmica da vida, nos leva a trilhar caminhos diversificados, diferentes/distantes do que desejamos e acreditamos.

A origem do homem e da humanidade está inserida no contexto da interatividade e da adaptabilidade; "o homem não se poderia ver completamente fora da humanidade; nem a humanidade fora da vida, nem a vida fora do universo" (CHARDIN, 1993, p. 27).

Se não é possível trabalharmos no que queremos então que trabalhemos no que temos com dedicação, respeitando as diferenças individuais de cada ser.

TEXTOS COMPLEMENTAR

A DIFÍCIL ARTE DE CONVIVER BEM


Muitos são os desafios a serem vencidos rumo ao sucesso profissional mas um deles em especial, será perene durante toda nossa trajetória: a boa convivência com os colegas de trabalho. Existem pessoas que conseguem este convívio agradável com todos mas para outras é um pesadelo e uma dificuldade muito grande. Quando alguém tem as caracterísitcas inerentes aos vencedores, às pessoas bem sucedidas, normalmente desagrada muito certos colegas de trabalho e isso é um problema pois a boa convivência é fundamental para quem quer ter sucesso. É possível conviver bem com qualquer pessoa. Para isto é só seguir estas dicas:
* Não conte sua vida pessoal para todos os colegas, * Evite saber e fazer fofocas no trabalho, * Não julgue ninguém, * Se puder ajude, quem quer que seja, * Cumprimente a todos, sem distinção, * Dê atenção às pessoas, independente do cargo que ocupam, * Não repare nos outros- viva sua vida, faça seu trabalho e evite reparar nos demais. É preciso disciplinar-se para agir assim, porém o resultado é altamente compensador, tornando o ambiente de trabalho melhor, mais agradável e propício à produtividade. ( Simone Castillo)

APRENDA A LIDAR COM AS MUDANÇAS


As mudanças estão presentes em nossa vida, cada vez com mais freqüência. Antigamente, um emprego era para toda vida assim como um marido ou uma esposa, ou uma casa ou até mesmo um carro. Conforme o mundo foi se globalizando, as pessoas foram ficando mais intolerantes, mais consumistas, menos apegadas a certos valores e obviamente mais suscetíveis às mudanças. Para muitas pessoas é extremamente difícil aceitar, encarar e participar do processo de mudanças por se sentirem inseguras, incapazes ou ainda por pura acomodação. Nos acomodamos com certas situações e simplesmente não aceitamos que as coisas podem mudar. Para lidar bem com as mudanças :
ü Esteja atualizado. Leia bastante sobre todos os assuntos mas principalmente sobre aqueles voltados a seu ramo de atuação.
ü Procure compreender o lado positivo da mudança.
ü Procure entender porque a mudança é necessária.
ü Busque uma forma de ser útil ao processo .
ü Envolva-se com o projeto de mudança e procure interagir.
ü Reflita sobre sua posição e sua importância como profissional.
Mudar sempre é algo trabalhoso e por vezes incômodo porém é preciso ter em mente que as mudanças ocorrerão com o nosso consentimento ou não, portanto é melhor entender que podemos crescer profissionalmente e tirar bom proveito das mudanças. ( Simone Castillo)

MOTIVANDO AS EQUIPES

Eu penso que uma das tarefas mais difíceis dos líderes, gestores e administradores é conseguir motivar sua equipe de trabalho. Transformar pensamentos rebeldes, antigos, unilaterais em atitudes vencedoras é coisa muito complicada e muitas vezes pouco valorizada pelas organizações. O líder motivador deve ser uma alma inquieta. Alguém que nunca esteja satisfeito, que sempre queira mais e melhor. Alguém que não se abale diante as resistências. Para motivar é preciso conhecimento. Conhecer as pessoas, suas necessidades, seus anseios, o que as desafia, o que as agrada. Simplesmente isso não torna ninguém um motivador, a questão está em que maneira e de que forma o que se oferece atende às expectativas do(s) motivado(s). Superar as expectativas dos motivados de forma contínua. Veja se não é tarefa das mais difíceis que existe? Você deve estar pensando que nunca vai conseguir, porém as grandes caminhadas se fazem de um passo de cada vez. Comece conhecendo sua equipe, faça perguntas, preste atenção no dia-a-dia e com certeza você terá informações valiosas sobre caráter, gênio, particularidades, comprometimento, humor. Depois, monte um perfil de cada membro, com suas qualidades, pontos fracos, pontos fortes e o que o faz dar o melhor de si. A partir daqui você vai começar a trabalhar com os incentivos e objetivos a serem alcançados. Sempre será um desafio encontrar o equilíbrio entre : eficiência X remuneração e resultados X motivação mas é justamente neste meio que nós líderes devemos utilizar de nossos truques e armas para manter a equipe motivada e produtiva. ( Simone Castillo)

Nenhum comentário: