Carlos Queiroz Telles. Ed. Moderna
O livro didático
TEXTOS
TRADICIONAL
• Quase que exclusivamente textos
literários.
• Narrativas ficcionais.
• Formação do leitor literário.
ATUAL
• Equilíbrio na oferta da coletânea.
• Vários gêneros e temas explorados.
Circulação social.
LDLP TRADICIONAL
Não havia contextualização ou indicação de objetivo para a leitura.O aluno não era motivado para a atividade a ser desenvolvida,o que reforça uma visão de leitura como mera “TAREFA ESCOLAR”.
LDLP ATUAL
Antes de iniciar a leitura,os alunos são convidados a conversar,a levantar e confirmar hipóteses;com essa postura constrói-se SENTIDO PARA A LEITURA.
PRODUÇÃO TEXTUAL
. LDLP TRADICIONAL
A “REDAÇÃO” com base na indicação de um tema ou tipo textual.A orientação principal era “escreva um texto”.A postura associava-se à “ideologia do dom”.
. LDLP ATUAL
A “PRODUÇÃO DE TEXTO” é uma atividade motivada.As condições de produção são bastante claras:tema,gênero textual,o leitor presumido,o suporte,o contexto sócio-histórico de circulação,o objetivo da produção.
ORALIDADE
LDLP TRADICIONAL
LDLP TRADICIONAL
. A oralidade era praticamente ignorada como objeto de estudo pela escola:
1º crença equivocada de que a escola é o lugar do aprendizado da escrita e não da fala;
2º a noção de língua como um conjunto de regras e normas fixas.
. Referências esparsas à oralidade (debater,ler em voz alta,mandar conversar com o colega).
LDLP ATUAL
. Espaço maior à fala,destinando inclusive seções específicas para essa modalidade.
. Gêneros orais como a entrevista são contemplados.
. Os LDLP sinalizam para um processo de mudança em andamento,trazendo gêneros outros (propagandas,reportagens,debates radiofônicos,júris simulados,variedades lingüísticas(geográfica,social,faixa etária,situação sócio-comunicativa),gêneros formais de linguagem oral (seminários,entrevistas,palestras).
REFLEXÕES
. A análise do livro didático permite não apenas que se dimensione o que se entende, hoje, por “saber língua portuguesa”, mas também que se entre em contato com conteúdos, habilidades e competências consideradas importantes de serem ensinados no que diz respeito a LÍNGUA MATERNA.
. O TEXTO (oral e escrito) é percebido como um processo, um uso coletivo da língua, e não como um produto formado a partir de um conjunto de frases isoladas.BAKHTIN(1997
. O sentido textual não pode ser pré-estabelecido pelo autor/falante ou imposto pelo leitor/ouvinte, mas está em permanente negociação no espaço social.
. O ensino de Português deve levar o aluno a perceber algumas semelhanças e diferenças existentes entre as modalidades oral e escrita da língua.O ensino de Português deve contemplar a PLURALIDADE DE GÊNEROS DE ORALIDADE possibilitando o debate de preconceitos (de forma a superá-los) que emergem da desigualdade social do país.
GRAMÁTICA E METALINGUAGEM
LDLP TRADICIONAL
. Privilegiava os conteúdos da GRAMÁTICA NORMATIVA (palavras e frases isoladas), caracterizando-se como erro tudo que se desviasse dos preceitos gramaticais
LDLP ATUAL
. Economia de conceitos e definições, isto é, evita-se o excesso de detalhamento(a gramática é apresentada segundo sua funcionalidade e relevância como instrumental de estudo de língua).
. A METALINGUAGEM é apresentada como um recurso que contribui para a compreensão do fato lingüístico estudado (e não como um fim em si mesmo).
. As noções de “CERTO” e “ERRADO” são relativizadas,tomando-se como referência um padrão de linguagem sócio-historicamente constituída.
CHICO BENTO
Após a leitura da tirinha,complete o quadro
Fala do Chico Bento Escrita correta
sinhora
fessora
púr
argumacastigá
Reescreva o seguinte trecho na norma padrão:
“ E pra esquecê nóis cantemos assim
Saudosa maloca,maloca querida
Di dindonde nóis passemo
Dias feliz de nossa vida.”
Neste encontro foi realizado
. Dinâmica: Poemas enlatados;
. Apresentação do vídeo sobre o livro didático ( o que é necessário levar em consideração ao escolher o livro didático);
. Reflexões sobre o livro didático tradicional e o atual;Debate sobre o texto de “Chico Bento”, sua fala ( como ele se expressa verbalmente).
COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO DIDÁTOCO
O livro tradicional reflete a concepção estruturalista, ao tratar o ensino da gramática como o único conteúdo do ensino da língua e não como instrumento de apoio para a prática de leitura, interpretação e construção de textos; os textos são considerados meros pretextos para a discussão da gramática normativa. Já os livros atuais propõem trabalhos baseados na tendência sociointeracionista, estabelecendo diálogos entre leituras e as atividades desenvolvidas com o cotidiano e com as diferentes manifestações ocorridas na sociedade, antecipa e prediz o texto e o discurso de seu autor e o estudo da gramática é contextualizado. Facilitando com isso, uma maior compreensão por parte do educando e para o professor fica mais fácil realizar um trabalho mais dinâmico.
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