BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

7º ENCONTRO 15/05/08

“ Sonhos, grilos e paixões.”
Carlos Queiroz Telles. Ed. Moderna

O livro didático

TEXTOS

TRADICIONAL

• Quase que exclusivamente textos
literários.
• Narrativas ficcionais.
• Formação do leitor literário.

ATUAL

• Equilíbrio na oferta da coletânea.
• Vários gêneros e temas explorados.
Circulação social.

LDLP TRADICIONAL

Não havia contextualização ou indicação de objetivo para a leitura.O aluno não era motivado para a atividade a ser desenvolvida,o que reforça uma visão de leitura como mera “TAREFA ESCOLAR”.

LDLP ATUAL

Antes de iniciar a leitura,os alunos são convidados a conversar,a levantar e confirmar hipóteses;com essa postura constrói-se SENTIDO PARA A LEITURA.



PRODUÇÃO TEXTUAL

. LDLP TRADICIONAL

A “REDAÇÃO” com base na indicação de um tema ou tipo textual.A orientação principal era “escreva um texto”.A postura associava-se à “ideologia do dom”.

. LDLP ATUAL

A “PRODUÇÃO DE TEXTO” é uma atividade motivada.As condições de produção são bastante claras:tema,gênero textual,o leitor presumido,o suporte,o contexto sócio-histórico de circulação,o objetivo da produção.

ORALIDADE
LDLP TRADICIONAL

. A oralidade era praticamente ignorada como objeto de estudo pela escola:
1º crença equivocada de que a escola é o lugar do aprendizado da escrita e não da fala;
2º a noção de língua como um conjunto de regras e normas fixas.
. Referências esparsas à oralidade (debater,ler em voz alta,mandar conversar com o colega).

LDLP ATUAL

. Espaço maior à fala,destinando inclusive seções específicas para essa modalidade.
. Gêneros orais como a entrevista são contemplados.
. Os LDLP sinalizam para um processo de mudança em andamento,trazendo gêneros outros (propagandas,reportagens,debates radiofônicos,júris simulados,variedades lingüísticas(geográfica,social,faixa etária,situação sócio-comunicativa),gêneros formais de linguagem oral (seminários,entrevistas,palestras).


REFLEXÕES

. A análise do livro didático permite não apenas que se dimensione o que se entende, hoje, por “saber língua portuguesa”, mas também que se entre em contato com conteúdos, habilidades e competências consideradas importantes de serem ensinados no que diz respeito a LÍNGUA MATERNA.
. O TEXTO (oral e escrito) é percebido como um processo, um uso coletivo da língua, e não como um produto formado a partir de um conjunto de frases isoladas.BAKHTIN(1997
. O sentido textual não pode ser pré-estabelecido pelo autor/falante ou imposto pelo leitor/ouvinte, mas está em permanente negociação no espaço social.
. O ensino de Português deve levar o aluno a perceber algumas semelhanças e diferenças existentes entre as modalidades oral e escrita da língua.O ensino de Português deve contemplar a PLURALIDADE DE GÊNEROS DE ORALIDADE possibilitando o debate de preconceitos (de forma a superá-los) que emergem da desigualdade social do país.


GRAMÁTICA E METALINGUAGEM

LDLP TRADICIONAL

. Privilegiava os conteúdos da GRAMÁTICA NORMATIVA (palavras e frases isoladas), caracterizando-se como erro tudo que se desviasse dos preceitos gramaticais
LDLP ATUAL
. Economia de conceitos e definições, isto é, evita-se o excesso de detalhamento(a gramática é apresentada segundo sua funcionalidade e relevância como instrumental de estudo de língua).
. A METALINGUAGEM é apresentada como um recurso que contribui para a compreensão do fato lingüístico estudado (e não como um fim em si mesmo).
. As noções de “CERTO” e “ERRADO” são relativizadas,tomando-se como referência um padrão de linguagem sócio-historicamente constituída.


CHICO BENTO





Após a leitura da tirinha,complete o quadro

Fala do Chico Bento Escrita correta

sinhora
fessora
púr
argumacastigá



Reescreva o seguinte trecho na norma padrão:

“ E pra esquecê nóis cantemos assim
Saudosa maloca,maloca querida
Di dindonde nóis passemo
Dias feliz de nossa vida.”


Neste encontro foi realizado

. Dinâmica: Poemas enlatados;
. Apresentação do vídeo sobre o livro didático ( o que é necessário levar em consideração ao escolher o livro didático);
. Reflexões sobre o livro didático tradicional e o atual;Debate sobre o texto de “Chico Bento”, sua fala ( como ele se expressa verbalmente).



COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO DIDÁTOCO

O livro tradicional reflete a concepção estruturalista, ao tratar o ensino da gramática como o único conteúdo do ensino da língua e não como instrumento de apoio para a prática de leitura, interpretação e construção de textos; os textos são considerados meros pretextos para a discussão da gramática normativa. Já os livros atuais propõem trabalhos baseados na tendência sociointeracionista, estabelecendo diálogos entre leituras e as atividades desenvolvidas com o cotidiano e com as diferentes manifestações ocorridas na sociedade, antecipa e prediz o texto e o discurso de seu autor e o estudo da gramática é contextualizado. Facilitando com isso, uma maior compreensão por parte do educando e para o professor fica mais fácil realizar um trabalho mais dinâmico.

Nenhum comentário: