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quarta-feira, 8 de outubro de 2008

TEXTO COMPLEMENTAR P/ O 6º ENCONTRO



O ser docente

Ângela Maria Mendes de Almeida

Quem é esse profissional que ousa aceitar o desafio de auxiliar o homem a se construir e se constituir como humano?
O homem... Esse ser que por sua própria natureza traz em si a grife da novidade. Que é, um ser de abertura, utópico, que cria sonhos... Um ser da transcendência, que rompe, que vai para além de tudo aquilo que é dado, que não se deixa enquadrar... Que é, no dizer de Leonardo Boffi “ um processo infinito e ilimitado de criação”.
O homem... Esse ser que é capaz de antecipar resultados, mudar o curso dos acontecimentos, prefigurar cenários e, assim, ser sujeito de sua historia. Um ser livre, que age sobre a natureza, inventa, cria objetos e técnicas, restabelece relações com seus pares, adquire novas características e configura novas formas de organização social. Saberes e competências tem, esse artífice, que dominar para o bom desenvolvimento de suas funções ? Da complexidade de elementos necessários à formação do ser docente, elejo alguns que considera de fundamental relevância:
. Ser competente na aplicação do método cientifico e do rigor filosófico; no domínio sobre o desenvolvimento integral do ser humano e sobre o processo de socialização da sociedade. Dominar os conteúdos e processos que estimulem o conjunto das capacidades humanas não só cognitivas, mais sociais, afetivas, expressivas, entendendo que elas interferem no processo de apreensão do conhecimento. Estar atentos aos códigos da modernidade, tanto no entoque critico dos mecanismos dos meios de comunicação como na habilidade de acessar e utilizar informações diante dos avanços da informática.
. Fazer uso da “cruscidade” como uma quantidade superadora da relação causa e efeito, da alienação, da impregnação ideológica e do dogmatismo das verdades absolutas.
. Ter, na criatividade, pilar que precipita a ruptura com a aprendizagem mecânica, garantindo a participação ativa,inteligente e estimuladora da imaginação solida.
v. Na determinação, ter um suporte que lhe possibilite enfrentar/superar obstáculos e contribuir de maneira deliberada e consciente para a constituição e solidez de autonomia do ser do educando.
. Na expressão do desejo e da paixão, tecer uma ação educativa, imprimindo-lhe o gosto de aventura e da descoberta. Na esperança, fundamentar seu prazer docente, dinâmico e alegre, como po
. Com a ética, viver a virtude da coerência entre o discurso e a pratica pedagógica e desenvolver o cuidado como atitude de ocupação e envolvimento com o outro.
. Por meio do afeto,deixar que o fascínio e o sonho impregnem sua ação docente, fazendo que ela se constitua numa pratica de muita vida e prazer, em que o desenvolvimento da sensibilidade se faça pela consciência das emoções e não haja distinção de valor ou de atitude entre emoção, sentimento, pensamento e conhecimento.
. Como metodologia de trabalho, privilegiar o dialogo, permitindo ao aprendiz assumir-se como ser pensante, comunicante, criador e, como tal, construtor de sua cidadania.
. E, como meta a ser alcançada pelo sujeito aprendente, ter a liberdade e a autonomia, construídas num processo permanente, calcado na práxis emancipatoria.
Então, novamente, pergunto: quem é esse profissional que aceita enfrentar tão grande desafio? Esse... É o mestre, o educador... Que demonstra, com essa opção, um ato de suprema coragem de descobrir o novo, não se intimidando com os obstáculos, não se acovardando com os limites impostos... Coragem de renunciar ao estabelecido, de renunciar as certezas e, fundamentalmente, coragem de se deixar descobrir a cada instante para se reconstruir, em conjunto com seus discípulos, possibilitando assim, o surgimento do novo em todos... Sempre, esse... É o ser docente. nto de resistên cia e superação de crises.

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