Disciplina: Língua Portuguesa
Livro: L.E.R. Leitura, Escrita e Reflexão (nova proposta)
Editora: FTD
Série: 4ª série
Autores: Márcia Leite e Cristina Bassi
Edição: 1ª
Cidade: São Paulo
Ano: 2005
OBRA
1- Há alguma apresentação dos autores do livro fazendo referência a sua formação acadêmica?
R - Sim.
2- A obra adotada apresenta um manual destinado ao docente com contribuições objetivas para a sua atuação e para a sua formação?
R - Sim. Traz algumas anotações referente a ações pedagógica do professor em relação às atividades propostas com explicações e sugestões de como o professro deve trabalhar com as atividades do livro.
3- O livro apresenta sintonia com o projeto pedagógico da escola e sua proposta para o ensino fundamental a que se destina?
R - Sim. Em algumas atividades ao enfatizar a leitura e a interpretação de texto apresenta coerência com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
4- A proposta da obra é adequada ao perfil dos alunos quanto à idade e à realidade específica de sua escola?
R - Acredito que sim. Pois traz vários gêneros textuais.
5- O projeto gráfico da obra é adequado aos interesses e às necessidades de aprendizagem de seus alunos?
R - Sim. O livro traz vários textos com ilustrações e interpretação oral. Pena que há pouco colorido nas imagens.
TEXTO
1-Que gêneros textuais são contemplados no livro didático de Língua Portuguesa utilizado pó você? Esses textos são autênticos?
R - Os gêneros são variados e o tipos de texto também são bem especificados: descritivo, informativo, narrativo, dissertativo e argumentativo. Muitas imagens para leitura e interpretação, tirinhas, anúncios, propagandas, etc.
2- Os gêneros textuais da esfera literária estão adequadamente representados na coleção didática adotada por você?
R- Sim.
3- Que tipos de atividades são propostas no encaminhamento do estudo do texto? Que outras atividades, consideradas relevantes por você, estão ausentes?
R - As atividades são bastantes diversificadas com : leitura e interpretação de texto, pesquisa, produção livre e dirigida, brincadeiras, atividades complementar.
PRODUÇÃO DE TEXTO
1- Que aspectos você observa, quando escolhe um livro didático, no que se refere à produção de texto?
R - Que esteja de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, bem colorido( com figuras coloridas atrativas), com vários gêneros textuais, atividades diversificadas e atrativas.
ORALIDADE
1- O livro didático adotado por você toma a língua falada como objeto de ensino/aprendizagem?R - Sim.
2- Há uma preocupação dessa obra em explorar as características dos gêneros orais, tanto em atividades de produção como em exercícios de compreensão? Como isso é feito?
R - Sim. Há muitas atividades solicitadas para serem realizadas em equipe, através de debates, pesquisas, exposição oral, individual, reestruturação textual oral e escrita, construção de textos coletivos e individual, etc.
3- Para você, que aspectos da oralidade o livro didático deve contemplar para ser considerado de qualidade?
R - Mostrar para o aluno as diferentes formas de interpretação de uma mensagem; instigando – o a buscar a consolidação de seus conhecimentos através da pesquisa nas mais diferenciadas fontes.
CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS (GRAMÁTICA)
1-Em quais características, o livro adotado por você se diferencia dos utilizados alguns anos atrás, no que se refere ao estudo dos conhecimentos lingüísticos?
R - Os livros de anos atrá trazia em seu contexto mais conceitos da gramática que que para a construção textual, o aluno também não opinava sobre os assuntos ali tratados. Já nos livros atuais a gramática vem embutida no contexto textual. Isto é, os textos são baseados no que existe de fato e não em fantasias dpos contos de fada.
2 - Que aspectos positivos e que lacunas você identifica no livro didático atualmente utilizado por você em sala de aula, quanto ao tratamento dispensado aos conhecimentos lingüísticos?
R - Os conceitos da gramática foram substituídos por atividades mais contextualizada.
3- No processo de escolha do livro didático, você levou em consideração o tipo de trabalho realizado pela obra com os conhecimentos lingüísticos?
R - Que aspectos você observou principalmente?Não tive a oportunidade de participar do processo de escolha do livro atual.
O PROFESSOR DEVE PROCURAR ESTA SEMPRE LENDO, FOLHEANDO, BUSCANDO CONHECER O LIBRO ADOTADO PELA ESCOLA. E NUNCA ACHAR QUE O LIVRO NÃO É ADEQUADO, POIS SE ASSIM O FIZER ESTARÁ SUBSTIMANDO SEUS ALUNOS. aCREDITO QUE TODO TEXTO QUE ESTEJA DE ACORDO COM O NÍVEL DO ALUNO NÃO DEIXA DE SER ADEQUADO PCARA OS ALUNOS. qUE CONHECEM VARIOS TEXTOS, ATRAVÉS DA INTERNET, DA TELEVISÃO, ETC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário