BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

sábado, 22 de novembro de 2008

9 Encontro

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Língua Portuguesa
Livro: L.E.R. Leitura, Escrita e Reflexão (nova proposta)
Editora: FTD
Série: 4ª série
Autores: Márcia Leite e Cristina Bassi
Edição: 1ª
Cidade: São Paulo
Ano: 2005

OBRA

1- Há alguma apresentação dos autores do livro fazendo referência a sua formação acadêmica?
R - Sim.
2- A obra adotada apresenta um manual destinado ao docente com contribuições objetivas para a sua atuação e para a sua formação?
R - Sim. Traz algumas anotações referente a ações pedagógica do professor em relação às atividades propostas com explicações e sugestões de como o professro deve trabalhar com as atividades do livro.
3- O livro apresenta sintonia com o projeto pedagógico da escola e sua proposta para o ensino fundamental a que se destina?
R - Sim. Em algumas atividades ao enfatizar a leitura e a interpretação de texto apresenta coerência com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
4- A proposta da obra é adequada ao perfil dos alunos quanto à idade e à realidade específica de sua escola?
R - Acredito que sim. Pois traz vários gêneros textuais.
5- O projeto gráfico da obra é adequado aos interesses e às necessidades de aprendizagem de seus alunos?
R - Sim. O livro traz vários textos com ilustrações e interpretação oral. Pena que há pouco colorido nas imagens.

TEXTO

1-Que gêneros textuais são contemplados no livro didático de Língua Portuguesa utilizado pó você? Esses textos são autênticos?
R - Os gêneros são variados e o tipos de texto também são bem especificados: descritivo, informativo, narrativo, dissertativo e argumentativo. Muitas imagens para leitura e interpretação, tirinhas, anúncios, propagandas, etc.
2- Os gêneros textuais da esfera literária estão adequadamente representados na coleção didática adotada por você?
R- Sim.
3- Que tipos de atividades são propostas no encaminhamento do estudo do texto? Que outras atividades, consideradas relevantes por você, estão ausentes?
R - As atividades são bastantes diversificadas com : leitura e interpretação de texto, pesquisa, produção livre e dirigida, brincadeiras, atividades complementar.

PRODUÇÃO DE TEXTO

1- Que aspectos você observa, quando escolhe um livro didático, no que se refere à produção de texto?
R - Que esteja de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola, bem colorido( com figuras coloridas atrativas), com vários gêneros textuais, atividades diversificadas e atrativas.

ORALIDADE

1- O livro didático adotado por você toma a língua falada como objeto de ensino/aprendizagem?R - Sim.
2- Há uma preocupação dessa obra em explorar as características dos gêneros orais, tanto em atividades de produção como em exercícios de compreensão? Como isso é feito?
R - Sim. Há muitas atividades solicitadas para serem realizadas em equipe, através de debates, pesquisas, exposição oral, individual, reestruturação textual oral e escrita, construção de textos coletivos e individual, etc.
3- Para você, que aspectos da oralidade o livro didático deve contemplar para ser considerado de qualidade?
R - Mostrar para o aluno as diferentes formas de interpretação de uma mensagem; instigando – o a buscar a consolidação de seus conhecimentos através da pesquisa nas mais diferenciadas fontes.

CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS (GRAMÁTICA)

1-Em quais características, o livro adotado por você se diferencia dos utilizados alguns anos atrás, no que se refere ao estudo dos conhecimentos lingüísticos?
R - Os livros de anos atrá trazia em seu contexto mais conceitos da gramática que que para a construção textual, o aluno também não opinava sobre os assuntos ali tratados. Já nos livros atuais a gramática vem embutida no contexto textual. Isto é, os textos são baseados no que existe de fato e não em fantasias dpos contos de fada.
2 - Que aspectos positivos e que lacunas você identifica no livro didático atualmente utilizado por você em sala de aula, quanto ao tratamento dispensado aos conhecimentos lingüísticos?
R - Os conceitos da gramática foram substituídos por atividades mais contextualizada.
3- No processo de escolha do livro didático, você levou em consideração o tipo de trabalho realizado pela obra com os conhecimentos lingüísticos?
R - Que aspectos você observou principalmente?Não tive a oportunidade de participar do processo de escolha do livro atual.

O PROFESSOR DEVE PROCURAR ESTA SEMPRE LENDO, FOLHEANDO, BUSCANDO CONHECER O LIBRO ADOTADO PELA ESCOLA. E NUNCA ACHAR QUE O LIVRO NÃO É ADEQUADO, POIS SE ASSIM O FIZER ESTARÁ SUBSTIMANDO SEUS ALUNOS. aCREDITO QUE TODO TEXTO QUE ESTEJA DE ACORDO COM O NÍVEL DO ALUNO NÃO DEIXA DE SER ADEQUADO PCARA OS ALUNOS. qUE CONHECEM VARIOS TEXTOS, ATRAVÉS DA INTERNET, DA TELEVISÃO, ETC.

Nenhum comentário: