BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009


Artigo

Linguagem é construção

Raquel Menezes

Ser professor. Mais que uma profissão, trata-se de um modo de estar no mundo. Como o próprio verbo do enunciado já nos diz, é ser. Ser. Entre as tantas coisas que se é, é-se um rio que conduz os alunos pelo caminho do conhecimento, tanto pelo científico como pelo senso comum. O conhecimento científico, existente desde a Grécia Antiga, tem seu ápice a partir da revolução galileana. O senso comum ou conhecimento espontâneo, por outro lado mas não necessariamente em oposição, é resultado das experiências cotidianas feitas pelos homens como enfrentamento dos problemas diários. Por mais que possa parecer, o processo de conhecimento espontâneo não é solitário, já que constatações são trocadas entre os contemporâneos; mais ainda, são passadas de geração para geração, sendo assimiladas ao longo do tempo.

Com base nesses dois tipos de conhecimento (o científico e o espontâneo), o professor deve conduzir seus alunos. Pelos gestos, pelos discursos, pela linguagem. E o modus operandi dessa direção, digamos assim, mais humano, é o construtivismo, que teve início com Vygotsky, que, diferentemente de Piaget, deu a devida importância à situação social e ao meio.

Tanto Piaget quanto Vygotsky atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, sendo chamado de sociointeracionista – e não apenas de interacionista, como Piaget. Este, por sua vez, coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal (de origem biológica) do desenvolvimento, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental. Apesar das diferenças sutis, ao final ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.

Da sentença-rio até o discurso

a sílaba é uma pedra álgida/sobre o equilíbrio dos olhos/se/as palavras são densas de sangue/e despem objectos
(Fiama Hasse Paes Brandão)

Qual a importância do texto? Não saberia responder. Nem vem ao caso. O relevante aqui é refletir sobre como a linguagem é pensada pelos professores, principalmente quando se trata da (linguagem) escrita. O que este texto se propõe a pensar é o ensino da língua através do uso, das relações da sociedade como meio, como afirmava Vygotsky, em oposição a meros desenhos de letras que constituem palavras descontextualizadas. Isso é alvo de uma critica poética por parte de João Cabral de Melo Neto, em “Rios sem discursos”. Há uma insistência em pensar a língua como algo meramente funcional e estanque, ao invés de usual e em construção de sentidos.

Se assim realmente fosse, a linguagem meramente funcional, ou seja, à disposição do uso do homem e não o contrário, como Freud explicaria o inconsciente por meio da importância da linguagem? Como pensar os atos falhos? Como entender os sonhos? Como ir para o “divã”, onde é tão decisiva a fala? A linguagem, para Freud, é a responsável pelos nossos atos, em virtude de tudo ser linguagem. Não é à toa que na terapia a fala, logo a linguagem, é o processo que pode chegar à cura.

Para falar de linguagem, ou melhor, de como esquecem que a linguagem é, por essência, um processo de construção, além da referência ao belo poema de Cabral de Melo Neto, cabe aqui citar o próprio Vygotsky, que afirma: “a passagem da fala interior, extremamente compacta, para a fala escrita, extremamente detalhada, exige o que se poderia chamar de semântica deliberada – a estruturação intencional da teia do significado". Desse modo, a linguagem, inclusive a escrita, deve ser vista de forma interativa com o meio sociolinguístico e sociocultural.

No processo de construção da linguagem escrita, portanto, a criança tem muito mais a aprender do que somente as letras e as combinações silábicas. (Como se a palavra fosse a água do rio, como sugere Cabral de Melo Neto: “Em situação de poço, a água equivale/a uma palavra em situação dicionária:/isolada, estanque no poço dela mesma,/e porque assim estancada, muda,/e muda porque com nenhuma comunica,/porque cortou-se a sintaxe desse rio,/o fio de água por que ele discorria.”). Para tal entendimento da construção da linguagem, o incentivo deve vir do professor, que, ao invés de resumir seu trabalho a classificar substantivos, preposições e partículas analíticas, deve, na verdade, contar com a gramática internalizada dos alunos, incentivando-os a pensar e a refletir sobre o uso da língua.

A extensa lista não é produtiva não só porque é esquematizada e transmitida à base de “decoreba”, mas também porque é falha, no que tange, por exemplo, às variadas classificações de um mesmo vocábulo, ou até mesmo de um sintagma. Exemplos disso são os vocábulos andar e belo. Nos enunciados: O menino belo correu até a minha direção e Eu ando, belo e ando, são, respectivamente, adjetivo e verbo intransitivo. Entretanto, em O belo saiu mais cedo da aula e em Eu ando muito triste, os mesmo vocábulos passam a ser classificados como substantivo e verbo de ligação. Ou seja, de acordo com o contexto o vocábulo passa assumir diferentes sentidos, classes e semânticas. Vale ressaltar também que ainda temos as figuras de linguagem, como a metáfora, que dão sentidos outros aos significantes: se falo está chovendo canivete hoje, não digo que está chovendo pequena faca de lâmina movediça que fecha sobre o cabo.

Os diversos discursos escritos construídos em interação com a criança devem ser pensados de maneira transitória, num processo contínuo de construção social. Porém, infelizmente, o que se tem feito são interpretações estanques, como no caso dos estilos de época. Além de parar a interpretação no estilo, muitas instituições têm adotado textos literários em elaborações de provas, quando, na verdade, poderiam sentenças de uso mais corrente.

Desse modo, o corpo docente dessas instituições deve perceber que a escrita tem de ser construída em interação com a criança; deve ser, portanto, motivada, relevante para a vida, necessária para a atividade em curso, desejada pela criança. Assim, a escrita construída em interação com a criança deve ser uma prática, um uso significativo de leitura e produção de textos, mais do que um ensino ou uma técnica. A escrita deve constituir-se como discurso (texto) significativo, inserido numa situação de produção significativa, ao invés de um simples manipular de letras, sons e palavras.

Insisto que o professor deve (sim, deve!) se dedicar a ensinar as palavras como se elas fossem o rio de João Cabral, pois só desse modo as palavras poderão permanecer, como são, “densas de sangue”, de vida, de construção, como nos fala Fiama. Para tanto, o contexto social será levado em consideração, não só na escrita do alunado, como também na leitura. A redação deve ser substituída pela produção textual. O simples leitor deve ser incitado a ser um leitor crítico, para, assim, a língua deixar de ser forjada como um instrumento, mas sim ser usada em processo de constante construção, como deve ser. (Sim, deve ser!). (Ou melhor: é!).

Publicado em 31 de março de 2009

Nenhum comentário: