BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

sábado, 10 de outubro de 2009


Jogo dos palitos

Amigas professoras, educadoras, vejam o que encontrei num Guia Prático para Professores de Educação INfantil de janeiro de 2005.

A atividade trabalha com o conceito de opostos e estimula a criança a fazer contas. E o melhor: as regras são simples e as peças fáceis de fazer.

Há mais de cem anos, os índios americanos praticavam vários tipos de josgos. Muitos deles eram usados por adultos e crianças. Feitos com palitos, pratos, cascas ou aroços de frutas tinham uma face decorada e a outra não. Cada um usava o que tinha à disposição no seu meio ambiente. Eles lançavem as peças e faziam a contagem dos pontos, conforme o número que caua cin a face oara cima. As crianças costumavam começar com palitos ou pratos, pois eram os mais fáceis. Depois se preparavam para jogar com os adultos, usando peças umais difíceis. Eles definiam quantas rodadss iam jogar, separavam grãos para a contagem de pontos de cada um, preparavam as peças e iniciavam o jogo.

Objetivos:

Estimular a criança a fazer contagem matemática;
Introduzir o conceito de opostos.

Regras

A – Um jogador de cada vez segura os 4 palitos na mão e deixa cair sobre a mesa ou no chão;
B – Faz a contagem de pontos de acordo com a posição na qual as peças cairam ( veja tabela);
C – Passa para o outro aluno, que repete as etapas acima;
D – O vencedor é aquele que totalizar mais pontos.

Contagem de pontos

5 pontos = quatro peças para cima e /ou quatro peças para baixo;
2 pontos = uma peça para cima e três peças para baixo, e/ ou três peças para cima e uma peça para baixo;
1 ponto = duas peças para cima e duas peças para baixo.

Faça as peças

Material:

  • 4 palitos de picolé,;
  • caneta hidrográfica coloridas;
  • Palitos coloridos ou grãos para fazer a contagem de pontos.
Decore os quatro palitos com as canetas hidrográficas ;
Use cores e desenhos diferentes para cada palito. Desenhe em apenas um lado dos palitos deixando o outro em branco.

Opostos valem o mesmo

Repare como as peças com posições invertidas equivalem ao mesmo ponto. Esse aspecto do jogo ajudará as crianças a assimilarem o conceito de opostos, tão importante na matemática.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá lindalva!
Teu Blog está maravilhoso.

Adorei essa atividade, apliquei em minha sala de aula, os alunos adoram, e tive realmente exito quanto a contagem e até mesmo quanto ao raciocinio logico.



Parabéns.