O desenvolvimento das capacidades linguisticas de ler e escrever, falar e ouvir com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece espontaneamente. Elas precisam ser ensinadas sistematicamente e isso ocorre, principalmente, nos anoas iniciais da Educação Fundamental.
O trabalho co leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intextualidade e fonte de referencias modilizadoras.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, entre os principais objetivos para essa área de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental estão:
- ser integrante de uma comunidade de leitores, compartilhando as diferentes praticas culturais de leitura e escrita;
- saber adequar seus discursos às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os intelocutores;
- produzir diferentes textos selecionando o gênero mais adequado às diferentes situações comunicativas, intenções e intelocutores;
- ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes proositos.
Para alcançar os objetivos citados nos PCNs, o professor provê-se de variadas técnicas que estimulam o aluno à prática da leitura e da escrita.
Veja alguns exemplos de atitudes que o professor pode tomar afim de estimular no aluno a prática da leitura e da escrita:
- oferecer variados gêneros txtuais: gibis, revistas, contos, parlendas, piadas, rótulos, poemas, etc.;
- estimular os alunos a realizar leitura silenciosa;
- ler em voz alta para que o aluno acompanhe a leitura;
- discutir com o aluno a forma como o autor contruiu o texto;
- após a leitura verificar se todos entenderam o significado de todas as palavras;
- fazer perguntas que ajudem o aluno localizar informações explicitas noi texto;
- fazer perguntas que levantem informações implicitas no texto.
Lembrando sempre que quanto mais informações e pistas os alunos tiverem sobre o tema, melhor utilizarão seus conhecimentos prévios para compreender o texto. Esse é um procedimento utilizado poor leitores experientes e que deve ser ensinado aos leitores iniciantes.
MODELO DE ATIVIDADES
Discutir com os alunos a forma como o poeta construiu seu poema. O quadro abaixo pode ser construido juntamente com eles:
Nenhum comentário:
Postar um comentário