BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

LENDO, INTERPRETANDO E CONSTRUINDO TEXTOS



O desenvolvimento das  capacidades  linguisticas de ler e escrever, falar e ouvir com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece espontaneamente. Elas precisam  ser ensinadas sistematicamente e isso ocorre, principalmente, nos anoas iniciais da Educação Fundamental.
O trabalho co leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intextualidade e fonte de referencias modilizadoras.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, entre os principais objetivos para essa área de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental estão:
  • ser integrante de uma comunidade de leitores, compartilhando as diferentes praticas culturais de leitura e escrita;
  • saber adequar seus discursos às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os intelocutores;
  • produzir diferentes textos selecionando o gênero mais adequado às diferentes situações comunicativas, intenções e intelocutores;
  • ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes proositos.
Fonte: BRASIL Ministerio da Educação. Pró-letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/series iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização e linguagem. Brasília: MEC/SEB, 2007.

Para alcançar os objetivos citados nos PCNs, o professor provê-se de  variadas técnicas que estimulam o aluno à prática da leitura e da escrita.
Veja alguns exemplos de atitudes que o professor pode tomar afim de estimular no aluno a prática da leitura e da escrita:
  • oferecer variados gêneros txtuais: gibis, revistas, contos, parlendas, piadas, rótulos, poemas, etc.;
  • estimular os alunos a realizar leitura silenciosa;
  • ler em voz alta para que o aluno acompanhe a leitura;
  • discutir com o aluno a forma como o autor  contruiu o texto;
  • após a leitura verificar  se todos entenderam o significado de todas as palavras;
  • fazer perguntas que ajudem o aluno localizar informações explicitas noi texto;
  • fazer perguntas que levantem informações implicitas no texto.

Lembrando sempre que quanto mais informações e pistas os alunos tiverem sobre o tema, melhor utilizarão seus conhecimentos  prévios para compreender o texto. Esse  é um procedimento utilizado poor leitores  experientes e que deve ser ensinado aos leitores iniciantes.

MODELO DE ATIVIDADES 
















Discutir com os alunos a forma como o poeta construiu seu poema. O quadro abaixo pode ser  construido juntamente com eles:















Nenhum comentário: