BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010



COM QUEM VOCÊ ANDA?

Antigamente
as escolas chamavam-se grupos escolares,
eu tinha uma professora
que ensinava
além de matemática
português
geografia e historia
também valores de moral e ética.
Hoje após 40 anos
ainda me lembro daquela professora
usando aquele provérbio
“diga-me com quem tu andas
e eu direi quem tu és”.
A aplicação desse provérbio
orientava a escolha das companhias
e amizades.

Hoje recebi  essa mensagem acima. Fiquei pensativa, recordei –me dos dias em que freqüentei  a escola no primeiro grau, no segundo grau, onde tive  professores que foram verdadeiros conselheiros. Me lembro de minha professora da 3ª série  que sempre dizia que homem não andava sem camisa na rua. Eu ficava intrigada com aquilo. Um dia ela resolveu falar para um de meus colegas de classe que homem de bom caráter não andava sem camisa. E que quando víssemos um homem na rua sem camisa, ou carregando a camisa sobre os ombros podíamos saber que aquele era um vagabundo. Naquele dia em diante, entendi  que tinha que andar sempre vestida de uma roupa descente.
O tempo passou, a moda foi mudando, e a roupa descente que eu pensava que era descente passou a ser cafona. Mas eu nunca consegui de fato saber o que identificava o vagabundo, se era a camisa nos ombros ou a falta da camisa. Se era a roupa descente, ou a roupa cafona.
Outro professor já na 6ª série, sempre dizia, cuidado meninas, moça não anda mostrando os dentes atoa. Hoje vejo, pastores, padres, professores, politico e outros tantos profissionais mostrando os dentes atoa. E ainda não consegui saber quem é a moça descente. Se é a que mostra os dentes atoa ou a que não sorrir, demonstrando sua felicitade, ou estar contente por existir.

Nenhum comentário: