BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

5º Encontro 24/04/08

" É a língua? Ah! /a língua acaba sendo o centro e a razão de tudo. É nela e por ela que construímos nossa interação e nossos textos É pela línguagem que nos tornamos humanos". ( Fasc. 1, pág.8 )
TEXTO, LINGUAGEM E INTERAÇÃO
Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

Quando se trata de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, cada vez mais, também se ouvem criticas ao ensino de língua apoiado apenas nas regras gramaticais. As conversas são direcionadas para o ensino de textos no lugar de textos como realizações interativas, será que podemos dizer que eles dispensam as regras?
Veremos que não!
Linguagem
A linguagem acaba sendo o centro e a razão de tudo: é nela e por ela que construímos nossa interação e nossos textos. É pela linguagem que nos tornamos humanos!
Precisamos entender que há sempre uma concepção de língua e de linguagem por trás de todas as escolhas de metodologias, de exercícios, de atividades pedagógicas que fazemos no processo de ensino- aprendizagem de língua portuguesa. Por isso, a decisão por trás do texto unidade privilegiadas de ensino de língua na escola também tem a ver, naturalmente, com um sistema de signos, ou de sinais significativos, colocamos o foco apenas nesses sinais e privilegiamos apenas as estruturas lingüísticas e gramaticais de sala de aula.
Signo é todo e qualquer sinal que representa outro objeto. ( Fascículo 1, pág. 8).
As teorias lingüísticas que baseiam suas definições de língua na estrutura do código lingüístico são conhecidos como abordagens estruturalistas. O ensino tradicional de língua portuguesa, na nossa historia escolar, é nitidamente estruturalista, pois focaliza o código ( palavras e combinações de palavras) em detrimento dos aspectos comunicativos e de construção de sentimentos de linguagem.
A língua, alem de ser esse conjunto de signos sistematicamente organizado, é também nosso melhor veiculo de comunicação, nossa mais eficaz forma de atuação sobre os outros e sobre o mundo. ( Fascículo 1, pág. 9). Com a interação somos levados a considerar que a língua como código não esgota as funções de uso da linguagem; que língua é isso , mas não apenas isso; que língua é um código em funcionamento e que sua função principal é de atuação social, de interação entre os seres humanos. (Fascículo 1, pág. 10).
NESSE ENCONTRO FOI REALIZADO:
  • Uma dinâmica onde os participantes obeservaram várias figuras diferentes como: cartaz de campanha de combate à dengu, pintura de um pintor famoso, catadores de lixo, etc. Depois cada participante dos grupos expunham suas percepções reerentes à figura observada.

CONSIDERAÇÃOES DO ENCONTRO

Nenhum comentário: