BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

Neste blog, postarei reportagens, atividades que realizei em sala de aula, atividades postadas em outros blogs, atividades retiradas de livros.

Você tem toda autonomia para copiar mas, não esqueça de indicar a fonte. Não esqueça de deixar recados, elogios e criticas.

Obrigada pela visita volte sempre.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

continuando o 4º encontro


O PRECONCEITO LINGÜÍSTICO
A avaliação social resultante do uso da linguagem acaba por produzir um tipo de descriminação muito comum e que conspira contra toda tentativa de estabelecimento de uma sociedade democrática, fundada num conceito de cidadania plena. ( Fascículo 5, pág. 15)

O QUE É UMA VARIEDADE LINGÜÍSTICA ?

O modo de falar característico de um determinado grupo social recebe, na sociedade, o nome de variedade. É comum dizer que toda língua é um feixe de variedade.
Uma variedade lingüística pode ser o modo característico de falar de uma determinada região geográfica. Podemos nos referir, por exemplo, à variedade nordestina do português brasileiro, quando levamos em consideração os traços lingüísticos (fonéticos, sintáticos,lexicais, etc.) que todos os habitantes do nordeste apresentam em seu modo de falar, independente de outros fatores sociais.
A língua é, então, um feixe de variedades, isto é, um conjunto heterogêneo de modos de falar, associados aos diferentes grupos sociais que formam uma comunidade lingüística. Já vimos que, do modo de vista estritamente lingüístico, todos esses modos de falar, todas essas variedades, atendem perfeitamente às necessidades de comunicação e interação de seus falantes. ( Fascículo 5, pág. 12 a 14).

Nenhum comentário: